O Deputado Estadual Tito Torres aparece em segunda posição na pesquisa que também aponta quais são os setores que mais precisam de investimento, segundo opinião dos eleitores.
As eleições 2022 acontecem no próximo domingo (02/10), e um estudo realizado pela empresa Multidados Pesquisa Profissional Avançada aponta que Bernardo Mucida (PSB) e Tito Torres (PSD) lideram as intenções de voto para deputado estadual. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, com 1.500 eleitores da microrregião de Itabira.
De acordo com o estudo, Bernardo Mucida aparece primeiro na preferência do eleitorado da microrregião, com 14% das intenções de voto. Já Tito Torres aparece em segundo, conquistando 11% dos votos. A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos — e confiança de 93%.
Bernardo Mucida se diz animado com o resultado da pesquisa e faz um alerta aos itabiranos nessa reta final: “Itabira ficou 20 anos sem deputado e não recebia nada de verba. Itabira não pode ficar sem deputado. Essa história de candidatar só para atrapalhar o outro, Itabira conhece bem e sabe que isso só afunda a cidade. Em um ano e meio como deputado, eu consegui mais de R$27 milhões para Itabira, não podemos perder essa representatividade”, ressaltou Mucida, que é advogado, cientista político e desde fevereiro de 2021 atua em seu primeiro mandato como deputado estadual.
Investimentos na região
Ainda conforme a pesquisa, as áreas que mais necessitam de investimentos na microrregião de Itabira, segundo a opinião dos pesquisados, são: saúde (35%); geração de emprego (10%); segurança (14%); educação (7%); pavimentação de ruas e avenidas, urbanização (6%),; lazer esporte ou cultura (6%); estradas (6%); assistência social (4%), agricultura (3%); moradia (2%); energia (1%); e água (1%). Além disso, 1% dos entrevistados apontaram que nenhuma área precisa de investimento, 2% deram outras respostas e 3% foram indecisos ou não responderam.
A pesquisa
O estatístico responsável pelo estudo é Renato Alves Moreira, que tem registro de número 10984 no Conselho Regional de Estatística (Conre). Já a Multidados Pesquisa Profissional Avançada tem o seguinte registro no Conre: 8293. A pesquisa também foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de identificação MG-05804/2022