Amarildo Lopes Lisboa, de 48 anos, salvou a esposa e o filho antes de escapar do incêndio que começou no segundo andar da casa onde moram no bairro Vila Oeste, em Belo Horizonte, na manhã deste domingo (16). Durante o resgate, ele ficou com 70% do corpo queimado.
Renata Aparecida Meireles, de 49 anos, contou à Itatiaia que ela e o filho, de 4 anos, não se feriram porque o marido agiu como um “herói”. “Eu perdi tudo. Mas o mais importante é o Amarildo. Estamos abalados e orando para que ele se recupere. Eu acredito que ele nos salvou e o mais importante, meu filho de 4 anos está vivo e sem ferimentos”, disse.
Segundo ela, as chamas tiveram início no segundo andar da casa – que tem três andares e fica no beco Frei Mateus de Oliveira. Ao ver o fogo, o marido foi até o primeiro andar e socorreu a esposa e o filho.
Amarildo foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em estado grave para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.
Possível ‘pane elétrica’
Ela acredita que o incêndio começou por causa de “uma pane elétrica”, porém não sabe com exatidão onde as chamas iniciaram. O segundo andar da casa ficou todo queimado, e Renata acredita que todos os móveis e eletrodomésticos foram danificados.
As chamas foram controladas no local pelo Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil irá avaliar a estrutura do imóvel, que está interditado. A Guarda Municipal também esteve no endereço.
Pedido de ajuda
O leite – Aptamil AR e Sustagem – e a mamadeira do filho foram queimados no incêndio. Por isso, Renata pede doações, principalmente para a criança, que só pode fazer uso deste tipo de leite.
Os mantimentos podem ser entregues aos vizinhos do imóvel no beco Frei Mateus de Oliveira, local onde todos a conhecem.
Interdição
Em vistoria feita no fim da manhã de domingo (16), a Defesa Civil de Belo Horizonte decidiu pela interdição total da casa da família, que será hospedada por parentes. Um imóvel vizinho também foi interditado temporariamente até que seja feita uma vistoria mais detalhada.
Fonte: Rádio Itatiaia