Foram atualizadas informações dos idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que moram no Lar e Abrigo São José.
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolveu uma ação no Lar e Abrigo São José no bairro Laranjeiras. Uma equipe do Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria esteve no local, na última sexta-feira (14/10),para atualizar as informações dos idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Segundo a coordenadora do CadÚnico no município, Tarcila Valéria Fernandes Moreira Azevedo, 11 idosos que recebem o BPC tiveram seus dados atualizados pela equipe, garantido assim a continuidade do recebimento. Segundo informações do setor, o município possui atualmente 703 idosos que recebem o BPC.
A secretária municipal de Assistência Social de João Monlevade, Marinete Morais, explica que essa atualização das informações é realizada a cada dois anos com todos que recebem o benefício do BPC. “A maior parte dos idosos que têm direito ao BPC são acompanhados pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), o que facilita a atualização dos dados”, comenta Marinete.
BPC – É um benefício da Assistência Social no valor de um salário mínimo mensal pago a idosos com 65 anos de idade ou mais, e a pessoas com deficiência com renda familiar inferior a 1/4 do salário mínimo vigente. É um direito garantido pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).