Um grupo formado por artistas e produtoras culturais divulgou uma carta aberta, nesta quinta-feira (20), sobre a proibição de eventos no Mineirão. O documento cita a importância da retomada dos eventos no estádio pós-pandemia, além do papel fundamental para economia da cidade. Por fim, alega que “o pleito de proibir é radical” e solicita diálogo sobre o imbróglio.
Veja a íntegra da carta abaixo:
Carta aberta dos profissionais do setor de eventos de Belo Horizonte
Não se cala um Gigante assim. Nós, produtores de eventos, empresários, artistas, fornecedores e entidades representativas da música, da cultura e do turismo de Minas Gerais, que assinam abaixo, estamos surpresos e indignados com as notícias veiculadas pela imprensa acerca de uma Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público de Minas Gerais, que pede a proibição de eventos no estádio do Mineirão.
Num momento de retomada do setor, após dois anos e meio sofrendo as consequências da pandemia de Covid-19, a atitude intempestiva de silenciar o maior palco de shows do Estado é um ato inadmissível e de efeitos incalculáveis para as artes, para a economia e para o turismo mineiro. Estudo do Ipead, realizado no ano de 2019, mostrou que os eventos promovidos pelo Mineirão foram capazes de movimentar R$ 948 milhões na economia mineira e criar quase 6 mil empregos no ano.
E aqui, faz-se, de antemão, a ressalva de que a comunidade do entorno do estádio deve ser sim acolhida nos seus direitos perante à lei para não ser perturbada com ruídos além dos limites estabelecidos pela norma. É justa e cabível a reclamação, se assim o poder público, com seus instrumentos legais de fiscalização, controle e concessão de licenças, verificar. Estranha-se, no entanto, que os caminhos do diálogo sejam colocados de lado por uma atitude que, antes mesmo de um parecer da Justiça, já traz temor e inquietude aos frequentadores e aos demais entes do segmento.
O Mineirão tem agenda divulgada para os próximos meses, com ingressos vendidos e à venda, e o compromisso dos produtores com fornecedores e prestadores de serviço. Além de prejuízos comerciais e contratuais – já acertados ou os que viriam a ocorrer –, o reflexo foi percebido de imediato, com uma avalanche de questionamentos nas redes sociais de toda a cadeia produtiva.
E se já não bastasse, é desrespeitoso e desumano colocar em xeque – apenas para ficar em um exemplo – o último show da carreira do cantor e compositor Milton Nascimento, ícone da Música Popular Brasileira, marcado para o dia 13 de novembro. É de igual forma temerário e insensato desvirtuar o planejamento de milhares e milhares de fãs deste ou daquele cantor ou estilo musical que lá se apresentará nas próximas semanas.
Esta carta é um manifesto pelo Mineirão mas, essencialmente, pela cidade de Belo Horizonte, que, aos poucos, volta aos trilhos do turismo de negócio, dos festivais musicais e de atrações internacionais, antes limitadas ao eixo Rio-São Paulo. Um povo festeiro e hospitaleiro como o mineiro merece um lugar grandioso para extravasar seus anseios.
O Mineirão não é meu, não é seu. O Mineirão é nosso, como cantam as torcidas há mais de 50 anos. Ele é patrimônio do Estado de Minas Gerais, hoje, administrado pela iniciativa privada. Palco de craques do futebol e, cada vez mais, de artistas da música. Tornou-se multiuso e eclético, com espaços para diferentes paixões.
Faz parte da rota do entretenimento de Minas Gerais. Que emociona, que diverte, que emprega milhares de pessoas, direta e indiretamente. O Mineirão é um instrumento de cultura belo-horizontina e uma roda gigante da economia mineira, junto com outros equipamentos. Fez e faz acontecer. Realiza sonhos. Promove espetáculos. Pulsa na veia de quem o desfruta. É parte da minha, da sua, da nossa vida. Tem história e merece respeito. Queremos diálogo. O pleito de proibir é radical. Precisamos construir pontes e não fechar portas.
Assinam esta carta:
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH)
Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV)
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE)
Associação de Marketing Promocional (Ampro)
Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (AMEE)
Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH)
A Macaco Indústria Criativa
All Star Tenders
Armazém dos Stands
Armind
Beer Promo Eventos
Belo Horizonte Convention &Visitors Bureau
Box Entretenimento
Castro&Soier
Central dos Eventos
Company Events
Curta Arquitetura
Do Brasil Live
Efeitos Eventos
Épico Eventos
Fartura
Festival Aproxima
HBA Tecnologia
Híbrido comunicação e cultura
Horta Produções & Eventos
Hotel Ouro Minas
Irmarfer Brasil
Jota Quest
Kbine
LS Produções
Lspro
LsproLog
Lucs Promoções
Malab Produções
Mercograff
Milton Nascimento
Minascentro
NaSala
Nenety Eventos
Nó de Rosa Produções
OTM Produções
Palácio das Mangabeiras
Pampa Elétrica
Pampulha Turismo
Pato Fu
PoloBH
RG Produções
Secreto
Sepex
Sette Turismo
Skank
Somtec
Sympla
Tim Soier Promoções
Trio Produtora
VK Carregadores
Usina de eventos
Fonte: O Tempo