A abertura da Superliga Masculina 2022/23, na noite desta sexta-feira (21), colocou frente a frente o atual campeão, Sada Cruzeiro, e o estreante Rede Cuca. O time celeste confirmou o favoritismo e venceu por 3 a 0 no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, com parciais de 25/21, 25/20 e 25/15.
Se o placar não surpreende, diante da superioridade técnica da Raposa, o empenho da equipe nordestina – nascida de um projeto social da Prefeitura de Fortaleza – mereceu os aplausos dos 5,1 mil torcedores que, entusiasmados, viram pela primeira vez um time cearense na elite do vôlei nacional.
Na próxima rodada, o Sada visita o Café Vasconcelos Imepac Aracoop Araguari, dia 30 de outubro (domingo), às 11h, em Araguari. Já o Rede Cuca recebe o Vôlei Renata no dia 27 (quinta-feira), às 21h30, em Fortaleza.
O jogo
O técnico Filipe Ferraz poupou três titulares do Cruzeiro: o central Lucão, o ponteiro López e o líbero Lukinha ficaram no banco de reservas, enquanto Cledenilson, Vaccari e Lucas Bauer começaram entre os titulares.
O frisson das arquibancadas se refletiu em quadra, com os jogadores do Rede Cuca vibrando bastante a cada acerto e vendendo caro a derrota no primeiro set. O time cearense chegou a ficar à frente (5 a 4), mas viu o Cruzeiro reagir e depois ceder o empate (14 a 14), fazendo o técnico Filipe Ferraz pedir tempo. A Raposa voltou a impor a qualide técnica e, mesmo sofrendo dois aces na reta final, garantiu a vitória da parcial por 25 a 21.
No segundo set, um panorama semelhante. A equipe estrelada ficou em vantagem desde o início, mas sentiu o adversário se aproximar algumas vezes, por exemplo quando o placar apontava 14 a 13. Pouco depois, três aces praticamente seguidos deram uma ampla margem ao Sada (20 a 14), só que os mandantes, com um bom aproveitamento no ataque, encostaram novamente (21 a 20). Na reta final, os cruzeirenses emendaram uma sequência de cinco pontos e venceram por 25 a 20.
O terceiro set esboçava uma reprise dos anteriores. Cruzeiro e Rede Cuca trocaram ponto a ponto até que a Raposa abriu dois de vantagem (10 a 8), fazendo o técnico Marcelo Negrão parar o jogo. Não adiantou. O time celeste só ampliou, chegando a fazer 21 a 12. A vitória nas mãos foi confirmada por 25 a 15.
Fonte: O Tempo