Em sua segunda edição, o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) dá sequência à proposta de levar a poesia ao dia a dia dos itabiranos, com a distribuição de sacos de pão com poemas impressos no verso. É o “PÃO COM POESIA”. Com a parceria das padarias de Itabira, os pães estão sendo entregues às pessoas em sacos personalizados com poemas de Carlos Drummond de Andrade, cujos 120 anos de nascimento o Festival celebra nesta edição.
O 2.° Flitabira, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, acontece entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro, em formato figital – ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto digital, pelo YouTube, Instagram e Facebook.
“Não ser feliz tudo explica.” é um verso do poema “A mesa”, escrito por Carlos Drummond de Andrade e contido em seu livro “Claro enigma”, publicado em 1951. Essa é também a frase impressa nos sacos de pães que o 2.° Flitabira distribui na cidade onde nasceu o poeta. Os sacos, que possuem a pesagem de um, três e cinco quilos, têm impressos os poemas “Poesia”, “Toada do amor” e “Quero me casar” respectivamente.
Confira, abaixo, cada um deles:
1Kg
Poesia
“Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.”
3Kg
Toada do amor
“E o amor sempre nessa toada!
briga perdoa perdoa briga.
Não se deve xingar a vida,
a gente vive, depois esquece.
Só o amor volta para brigar,
para perdoar,
amor cachorro bandido trem.
Mas, se não fosse ele, também
que graça que a vida tinha?
Mariquita, dá cá o pito,
no teu pito está o infinito.”
5Kg
Quero me casar
“Quero me casar
na noite na rua
no mar ou no céu
quero me casar.
Procuro uma noiva
loura morena
preta ou azul
uma noiva verde
uma noiva no ar
como um passarinho.
Depressa, que o amor
não pode esperar!”
Sobre o Flitabira
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira chega à sua segunda edição em 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O Festival tem início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31 de outubro – e segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, entre outros. O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.