O Campeonato Mineiro 2023 terá novidades e um novo formato. As novas decisões foram discutidas e aprovadas nesta segunda-feira (24), em reunião arbitral da Federação Mineira de Futebol (FMF). As principais mudanças são a presença de VAR em todas as fases e o fim da final única.
O Estadual, que começará no dia 21 de janeiro, será disputado por 12 times do módulo I e, na fase classificatória, será feita uma divisão de três grupos de quatro equipes. Neste formato, os times jogarão somente com adversários de outros grupos.
A semifinal seguirá sendo disputada em dois jogos, com o melhor de cada grupo e o segundo colocado geral. A final, diferente de 2022, também será decidida em dois duelos.
Nas fases eliminatórias, os times que fizerem as melhores campanhas na primeira fase terão vantagem de dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols.
Já estabelecidos, os grupos do Campeonato Mineiro são:
Grupo A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL
Grupo C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga.
VAR
Atendendo a muitos pedidos e críticas em relação à arbitragem, em 2023, haverá, pela primeira vez, a presença do árbitro de vídeo (VAR). Esta medida será adotada em todas as fases e o custeamento será feito pela FMF.
Fonte: Hoje Em Dia