O Atlético voltou a marcar após três jogos e venceu o Juventude por 1 a 0 no Mineirão. O Galo dominou boa parte do jogo, mas não conseguiu ampliar o placar, tendo ainda perdido um pênalti com Nacho Fernandez, e quase sofreu o empate em alguns lances esporádicos. A vitória atleticana decretou oficialmente o rebaixamento do Juventude para a Série B.
O Atlético volta a campo na próxima terça-feira (01), em confronto direto por uma vaga na Libertadores com o São Paulo, no Morumbi.
O jogo
Logo no primeiro lance, o Juventude saiu jogando errado, Keno recebeu na entrada da área, passou pelo zagueiro e bateu no cantinho, mas a bola passou ao lado da trave e foi pra fora. Aos dois minutos, Pavón avançou pela direita e cruzou, a zaga cortou e a bola sobrou para Nacho, na marca do pênalti, que chutou de primeira, mas mandou pra fora. Aos 11 minutos, Keno lançou Jair na área, que escorou de cabeça para Dodô encher o pé na cara do gol e abrir o placar para o Atlético.
Aos 18 minutos, Eduardo Sasha recebeu na entrada da área e bateu colocado com muito perigo, mas por cima do travessão. O Atlético seguiu no ataque pressionando, mas sem conseguir criar maiores perigos. Aos 32, em cobrança de escanteio, Yuri Lima cabeceou e quase empatou para o Juventude, mas parou em boa defesa de Everson. Como resposta, o Atlético chegou pela esquerda e Dodô cruzou rasteiro para Pavón, que bate de trivela e a bola passou ao lado da trave. Aos 39, o Juventude chegou de novo, dessa vez em contra-ataque, quando Paulo Henrique arrancou pela direita e cruzou para Pitta sozinho na área, mas o atacante bateu pra fora.
No segundo tempo, logo aos seis minutos, Nacho Fernandez sofreu pênalti cometido por Paulo Henrique. O próprio argentino bateu, mas parou em defesa de César. Pavón ainda pegou o rebote, mas também parou no goleiro do Juventude. Aos 17, Jair recuperou a bola, tabelou com Guga e cruzou na cabeça de Keno, livre na área, mas o camisa 11 cabeceou muito para baixo e a bola quicou no chão e subiu por cima do gol. O jogo seguiu morno, sem grandes chances, até os 38 minutos, quando o Juventude chegou pela direita e Rafinha recebeu na área, ele bateu de primeira e obrigou Everson a fazer defesa importante.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 1 X 0 JUVENTUDE
Atlético
Everson; Guga, Jemerson, Junior Alonso e Dodô; Allan, Jair (Otávio) e Nacho Fernandez (Calebe); Pavón (Zaracho), Keno (Alan Kardec) e Sasha (Vargas).
Técnico: Cuca
Juventude
Cesar; Paulo Henrique, Thalisson Kelven, Paulo Miranda e Rodrigo Soares; Elton (Jean), Yuri (Ruan) e Jadson; Capixaba (Rafinha), Chico Kim (Bruno Nazário) e Pitta (Óscar Ruiz).
Técnico: Lucas Zanella
Motivo: Jogo pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Data: 27 de outubro de 2022 (quinta-feira)
Local: Belo Horizonte
Estádio: Mineirão
Arbitragem: Sávio Pereira Sampaio, auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e Fernanda Kruger, trio do centro-oeste.
VAR: Adriano de Assis Miranda
Cartões amarelos: Nacho Fernandez e Junior Alonso (Atlético); Jean (Juventude)
Gol: Dodô (aos 11 minutos do primeiro tempo)
Fonte: Hoje Em Dia