Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontram pela última vez antes das eleições no debate presidencial promovido pela TV Globo no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (28). O encontro está marcado para às 21h30, com mediação do jornalista William Bonner.
Inicialmente, cinco debates estavam marcados para a corrida no segundo turno. Entretanto, apenas o primeiro deles, sediado pela Band no dia 16 deste mês, aconteceu. O último encontro será dois dias antes do eleitor ir às urnas, no domingo (30).
Como será o debate entre os candidatos?
O debate terá cinco blocos, sendo que o primeiro e o terceiro serão de temas livres, com duração de 30 minutos cada. O presidente Bolsonaro abre o primeiro bloco, e Lula começará o terceiro. Cada um terá 15 minutos para administrar perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
Por outro lado, os blocos 2 e 4 vão durar 20 minutos cada, e terão temas determinados em dois debates de 10 minutos. O candidato poderá escolher dentre os temas propostos, e terá 5 minutos para fazer a mesma administração da fala. Lula dará início ao segundo bloco, e Bolsonaro, ao quarto bloco.
No quinto e último bloco, cada candidato poderá fazer as considerações finais, começando por Lula, e depois Bolsonaro. A ordem em que eles farão as perguntas foi pré-definida em sorteio, que contou com a presença de representantes de ambos os partidos.
Após o encontro entre os candidatos, eles poderão ainda participar de uma entrevista coletiva na sala de imprensa, com duração de 10 minutos para cada um. A ordem, também definida em sorteio, colocou Lula em primeiro, e Bolsonaro na sequência.
Fonte: Rádio Itatiaia