Atual 11º colocado no Brasileirão, com 46 pontos, o América não desistiu da briga por uma vaga na Libertadores 2023. Além da possibilidade de 3,7%, segundo o departamento de Matemática da UFMG, o Coelho está cinco pontos atrás da 6ª posição, atualmente ocupada pelo Athletico-PR e que deve conceder vaga à competição continental no ano que vem.
Em meio à disputa acirrada, os mineiros podem ainda definir os rumos do Campeonato Brasileiro. Afinal, a próxima partida será contra o vice-líder Internacional, na tarde de quarta-feira (2), em Belo Horizonte. Somente a vitória interessa ao Coelho, e se isso acontecer, o Palmeiras será matematicamente campeão nacional.
As contas vão além, já que até mesmo o empate no Independência confirma o título do clube paulista. América e Internacional se enfrentam às 16h, e em caso de vitória colorada, o alviverde poderá ser campeão horas depois, quando recebe o Fortaleza em São Paulo.
Nas quatro últimas rodadas, o Coelho recebe Inter e Bragantino, além de visitar o Palmeiras e o Atlético-GO. Para a “sorte” do América, os jogos contra Palmeiras e Bragantino podem ser realizados com a situação de ambos os paulistas já definida – o Porco pode já ser campeão, e o Massa Bruta não deve ter mais aspirações no campeonato.
Por outro lado, o confronto contra o Colorado e o Dragão tendem a ser os mais difíceis, já que o primeiro briga pelo título, e o segundo, contra o rebaixamento.
Fonte: Rádio Itatiaia