Longe das expectativas criadas para esta temporada, o Atlético “monopolizou” o sétimo lugar na tabela do Brasileirão. Nas últimas 15 rodadas da competição, o Galo venceu cinco, empatou quatro e perdeu seis, mas não se movimentou na lista.
Atualmente, são 51 pontos, a mesma pontuação do Athletico-PR, que está em sexto, devido ao número de vitórias, e apenas um ponto a mais que o São Paulo, que ocupa o oitavo lugar.
A pontuação do Alvinegro dá, momentaneamente, acesso à pré-Libertadores 2023, mas se o time quiser cravar a vaga, precisará somar mais pontos e, preferencialmente, sair do sétimo lugar. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a chance de o Galo ir à competição sul-americana é de 55%.
As 15 rodadas consecutivas na sétima posição aconteceram no returno da Série A, a partir da 20ª partida. No ranking de times no returno, o Galo aparece em 12° lugar, com 42% de aproveitamento.
O próximo compromisso do clube coloca em risco a sétima posição e pode fazer com que o time suba ou desça. Por isso, a disputa contra o São Paulo é considerado um confronto direto, valendo vaga na próxima Libertadores. A partida acontecerá na próxima terça-feira (1º), às 21h30, no Morumbi, na capital paulista.
Fonte: Hoje Em Dia