O 2.º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, dá início às suas atividades com público nesta terça-feira, dia 1.° de novembro. O Festival realiza, em parceira com o projeto de incentivo à leitura Sempre um Papo, na Fazenda do Pontal, duas sessões de bate-papo com Pierre Ruprecht e duas com o escritor e ilustrador belo-horizontino Nelson Cruz. Além disso, também na Fazenda do Pontal ocorre a inauguração da exposição “A Máquina do Poeta” que consiste na exibição das pranchas originais do premiado livro homônimo do autor.
O 2.º Flitabira começou hoje, dia 31 de outubro, data em que nasceu o poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, cujos 120 anos de nascimento o Festival celebra nesta edição. A “Maratona 24 Horas de Leitura – 120 anos de Drummond” deu início ao Flitabira, que segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, atividades para as crianças, entre outros. As atividades acontecem em formato figital, ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube, Instagram e Facebook do Flitabira.
Confira, abaixo, a programação completa do 2.° Flitabira no dia 1/11, terça-feira:
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL:
9h – “Sempre um Papo”, com Pierre Ruprecht
Tema: O papel das bibliotecas vivas na Educação e na Cultura
Mediação: Sandra Duarte
Local: Fazenda do Pontal
10h – “Sempre um Papo” com Nelson Cruz
Tema: Ilustração, Arte e Literatura
Mediação Sandra Duarte
Local: Fazenda do Pontal
14h – “Sempre um Papo”, com Pierre Ruprecht
Tema: O papel das bibliotecas vivas na Educação e na Cultura
Mediação: Sandra Duarte
Local: Fazenda do Pontal
15h – “Sempre um Papo” com Nelson Cruz
Tema: Ilustração, Arte e Literatura
Mediação Sandra Duarte
Local: Fazenda do Pontal
17h – Exposição “A Máquina do Poeta”
Exibição das pranchas originais do premiado livro homônimo do artista plástico, escritor e ilustrador belo-horizontino Nelson Cruz. Ela fica em cartaz na Fazenda do Pontal, à Rua Maria Julieta, s/n – Campestre, Itabira-MG, até o dia 1.° de dezembro.
O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
Serviço:
2.º Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
31 de outubro a 6 de novembro
Local: atividades presenciais na Praça do Centenário e atividades on-line nas redes do Festival (@flitabira)
Mais informações no website www.flitabira.com.br