Sete familiares de pacientes internados no CTI do Hospital Municipal de Contagem (HMC) denunciaram uma tentativa de golpe à unidade de saúde. À direção do hospital, familiares relataram que receberam ligações de uma pessoa que se dizia médico do HMC.
Segundo a instituição, o golpista teria dito aos familiares que o paciente precisaria passar por alguns exames para dar sequência ao tratamento, mas que os procedimentos só seriam feitos após transferência de determinado valor por Pix.
Após tomar conhecimento do fato, de acordo com a direção do HMC, foram realizados contatos com esses familiares para informar que se tratava de golpe. “Nenhuma família que recebeu o trote efetuou pagamento na conta do golpista”, afirmou o hospital em nota.
A Guarda Civil Municipal também foi acionada e esteve no hospital para coletar informações e dar início às investigações. A direção do Hospital Municipal de Contagem também afixou comunicados nas recepções e na portaria informando sobre o golpe.
Ainda na nota, o HMC ressaltou que está vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que todos os usuários têm direito ao atendimento gratuito, “portanto, não é permitida cobrança de taxa ou qualquer valor dos pacientes, pelos serviços prestados”.
A unidade de saúde destacou que qualquer solicitação de valores em dinheiro ou transferências para aquisição de medicamentos, realização de exames ou procedimentos dos pacientes, será uma tentativa de golpe e que a população deve ficar atenta.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem orientou usuários, familiares e conhecidos que, em caso de dúvidas, entrem em contato diretamente com o hospital.
*Por Portal Hoje Em Dia