Comitiva participou do Seminário Nacional de Enfrentamento ao Racismo e Violência Racial, em Piracicaba.
Uma comitiva com 11 mulheres itabiranas participou, nesse último final de semana, do Seminário Nacional de Enfrentamento ao Racismo e Violência Racial, em Piracicaba, interior de São Paulo. A participação teve apoio da Prefeitura de Itabira, por meio da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial.
O convite para a participação das itabiranas se deu após a realização do Seminário de Formação Antirracista, em Itabira, nos dias 14 e 15 de outubro, quando participou a coordenadora da Rede Nacional de Mulheres Negras, Silvana Veríssimo, organizadora do seminário nacional em Piracicaba.
No interior paulista, o evento abordou temas como o racismo religioso, a transfobia contra mulheres negras trans e a violência racial escolar no Brasil. O grupo de Itabira foi formado por conselheiras, quilombolas, empreendedoras e outras mulheres negras engajadas na luta antirracista no município.
A diretora de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Itabira, Nyara Crispim, participou do encontro e avaliou positivamente a experiência. “Foi uma ótima experiência, que serviu como uma continuidade das discussões que estamos tendo no município. Muito importante posicionar Itabira no centro desse debate, já que é uma pauta fundamental para a gestão municipal. Queremos o racismo longe de Itabira e, para isso, precisamos desenvolver métodos e mecanismos que são debatidos em seminários como esse em Piracicaba”, disse.
Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate a Violência
A Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate a Violência, fundada em 2008 está presente em 45 polos no Brasil e em mais cinco países. Em Itabira as Promotoras Populares Pretas(PLPs) realizaram entre os dias 14 e 15 de outubro o 1⁰ Seminário Anti Racista de Itabira.
Coordenada por Silvana Veríssimo, a rede vem atuando no Combate a Violência contra as mulheres principalmente mulheres negras que mais sofrem nesse processo e também as comunidades LGBTQIPA+, os indígenas e refugiados que se estabelecem no país.
Com esse mote a Rede promoveu o Seminário Nacional Ante Racista, na cidade de Piracicaba SP, onde foram tratados temas de grande relevância para o progresso da luta negra em prol da igualdade. Dessa discussão saíram propostas que serão revertidas em uma carta para ser enviada ao governo para providências nesse sentido. Participaram desse seminário mulheres negras que atuam na sociedade trabalhando como voluntárias ou institucionalizadas na luta pela garantia desses direitos. Vale ressaltar a presença das PLP’S de Itabira Eva Gonzaga, Camila Vieira e Lia Andrade, ao todo foram onze lutadoras nesse importante acontecimento.