A partir de hoje (09/11), estará aberto o período de inscrição do SUCEM (Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula).
O SUCEM tem como objetivo formalizar a inscrição e encaminhamento para matrícula dos alunos às vagas do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, para o ano de 2023, na Rede Pública de Ensino de Minas Gerais (Escolas Municipais e Estaduais).
- As inscrições deverão ser feitas para os candidatos (inclusive alunos matriculados e frequentes em instituições de Educação Infantil, públicas ou particulares – que tenham interesse em se matricularem na rede municipal de ensino, legalmente autorizadas) que em 2023 estarão no 1° ano do Ensino Fundamental, com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023;
- Alunos advindos de outras redes que não a Rede Estadual ou Municipal de Ensino de Minas Gerais;
- Já matriculados em 2022 em Rede Pública de Ensino de Minas Gerais mas que a escola atual não oferte em 2023 o nível de ensino que o aluno deverá cursar no ano subsequente;*
- Já matriculados em 2022 na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais mas que não renovou sua matrícula para o ano de 2023;
Atenção: O aluno matriculado em 2022 no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabira, que oferte o nível de ensino que o aluno deverá cursar em 2023, terá vaga garantida, sendo desnecessária a realização de cadastro.
*O aluno matriculado no 3° Ano da EM Américo Giannetti e EM Água Fresca tem vaga assegurada para o 4° Ano em 2023 no Colégio Municipal Profª Didi Andrade e EM Profª Antonina Moreira, respectivamente, não sendo considerado público-alvo de cadastro no SUCEM.
Sobre a inscrição:
- As inscrições serão realizadas, exclusivamente em ambiente digital (formulário online), pelo endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.gov.br;
- Os pais ou responsáveis, ou o aluno, sendo este maior de idade, poderão realizar a inscrição por computador ou dispositivo móvel (celular ou tablet);
- Aqueles que não têm acesso e/ou afinidade com aparelhos digitais e/ou internet, poderão comparecer às escolas estaduais ou municipais, no seu município, onde terão um computador disponibilizado para realização da inscrição e, se necessário, auxilio de um servidor da unidade.
Atenção: O aluno que não realizar a inscrição no prazo estabelecido, não será encaminhado para matrícula em escolas públicas, sendo necessária a inscrição para vagas remanescentes em data posterior.
Documentos necessários no ato de inscrição:
- Nome completo do aluno;
- Data de nascimento;
- Certidão Nascimento(Sexo e Naturalidade)/Casamento;
- Endereço completo, inclusive o CEP;
- Telefone de contato, fixo ou móvel e e-mail, se possuir;
- Número da Carteira de Identidade e CPF do aluno, se possuir;
- Filiação do responsável legal;
- Declaração que ateste deficiência do aluno, se for o caso;
- Rede escolar de origem, caso não seja o primeiro ingresso na escola;
- Indicação de até três escolas pretendidas, de acordo com a regional;
- Informar se há irmão na mesma escola, a fim de possibilitar o encaminhamento conforme critérios da resolução SEE N° 4.775 de 19/10/2022, republicada em 25/10/2022.
CRONOGRAMA DO SUCEM
DATA/PERÍODO | ATIVIDADE |
09/11/2022 A 30/11/2022 | Inscrição dos alunos no SUCEM |
12/12/2022 | Divulgação dos resultados do encaminhamento dos alunos |
20/12/2022 a 13/01/2023 | Confirmação das matrículas dos alunos encaminhados para Escolas Municipais |
20/12/2022 a 13/01/2023 | Matrículas dos alunos encaminhados para Escolas Estaduais e confirmação no SIMADE pelo Gestor Escolar |
24/01/2023 a 10/02/2023 | Inscrição e encaminhamento dos alunos às vagas remanescentes |
24/01/2023 a 14/02/2023 | Confirmação de matrícula dos alunos às vagas remanescentes nas escolas públicas, observando prazo estabelecido na resolução SEE N° 4.775 de 19/10/2022, republicada em 25/10/2022 |