Nesta sexta-feira (11), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai receber o primeiro lote de vacinas da Pfizer-BioNTech contra Covid-19 para imunização de crianças de 6 meses a 2 anos, com comorbidades.
Segundo a SES-MG, o Ministério da Saúde disponibilizará, inicialmente, um lote com 95 mil doses do imunizante para atendimento desse público. O quantitativo será destinado para aplicação das três doses recomendadas para essa faixa etária.
A tabela com a quantidade de doses destinadas a cada município mineiro e a logística de distribuição serão divulgados posteriormente.
Em 27 de outubro, o Brasil recebeu um milhão de vacinas da Pfizer no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), destinadas a crianças de 6 meses a 2 anos.
A liberação da aplicação nesse público-alvo havia sido divulgada pelo Ministério da Saúde em 13 de outubro, após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Diferenças
A vacina para crianças de 6 meses a 4 anos tem dosagem e composição diferentes das usadas para faixas etárias previamente aprovadas. A indicação é que o imunizante seja aplicado em três doses de 0,2 ml (equivalente a três microgramas).
As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda. A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem imunizadas.
O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.
Além disso, segundo a Anvisa, o imunizante tem 12 meses de validade, quando armazenada a uma temperatura que varia de -90º C e -60º C. Uma vez descongelado, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2º C e 8º C durante um período de 10 semanas, não excedendo a data de validade original.
*Portal Hoje Em Dia