O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira iniciou a implantação de um sistema de monitoramento de pressão da rede de distribuição de água, em tempo real, que promete melhorar os resultados operacionais. Inicialmente serão instalados 10 dispositivos em pontos cruciais que enviarão as informações para a sala de controle da autarquia. O sistema permitirá descobrir distúrbios nas redes como vazamentos e sobrepressões, contribuindo com o controle de perdas.
O sistema de monitoramento será instalado na rua Mestre Emílio, no Centro; na rua Vereador Osório Martins, na Vila São Joaquim; na rua Limeiras, na Ribeira de Cima; na rua Sérgio Eisenberg, no Fênix; na rua Santa Helena, no Juca Batista; na rua Tabelião Waldemar de Alvarenga Lage, no Gabiroba; na rua Bom Jesus, no Praia; na rua Didi Andrade, no Santo Antônio e na rua dos Operários, no Centro.
Segundo Júlio Ismael de Assis Saldanha, diretor técnico operacional do Saae Itabira, a ferramenta vai permitir acompanhar de forma mais precisa os parâmetros do abastecimento de água e identificar de imediato quando alguma válvula apresentar um problema, antes mesmo de surgir algum vazamento nas ruas.
Sobre os locais escolhidos para o monitoramento em tempo real, Júlio Saldanha explica que são pontos onde é essencial o controle de pressão e monitorando as válvulas reguladoras. “O controle de pressão é um dos parâmetros mais importantes na gestão operacional de uma rede de distribuição de água”, ponderou Júlio Saldanha.
Fonte: Ascom-SAAE/PMI