A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, e a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa) manifestam repúdio às cenas de agressão ocorridas durante a partida entre Santa Maria e Ivipa, nesse domingo (20/11), em confronto válido pelas quartas de final do Campeonato Amador.
A violência não combina e não deve nunca fazer parte do esporte. Esporte é congregação, é disputa com ética e jogo limpo. Ainda mais se tratando de um campeonato tão tradicional e que desde a primeira rodada da atual edição ocorre com tranquilidade e sem qualquer ocorrência.
Esse tipo de conduta é intolerável e está sujeita a punições estabelecidas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, após o devido processo legal no Tribunal de Justiça da Lifa. A Prefeitura de Itabira e a Lifa seguirão atentas à segurança das partidas, na certeza de que o ocorrido no último domingo não mais se repetirá.
Após o hiato dos últimos anos, o Campeonato Amador volta a ser realizado em Itabira e tem sido um sucesso desde a primeira partida. Já havia sido assim na Copa Luiz Miranda, no ano passado. A competição principal segue para seus jogos finais e estamos certos de que serão confrontos eletrizantes, com disputa limpa e campos cheios, como tem sido desde que a bola voltou a rolar.