Conforme divulgado em nosso texto anterior, no primeiro domingo do mês de novembro (06/11/2022) foi realizada mais uma reunião da Assembleia Geral da Interassociação, com representantes das associações de moradores e outras entidades da sociedade civil de Itabira – o principal tema discutido na reunião foi a expansão e melhorias que estão sendo feitas no serviço de transporte coletivo e no controle do trânsito em Itabira – confira a seguir o que rolou na reunião:
* A Transita (Superintendência de Transportes e Trânsito), órgão integrante da estrutura administrativa da Prefeitura de Itabira, enviou os seguintes representantes para informar as lideranças comunitárias sobre alterações nas linhas de ônibus e outros temas relacionados: Estevam, Ronara, Gleidson, Willys e Marcelo;
* Estevam iniciou informando que desde agosto de 2022, quando iniciaram os ajustes para reorganizar o serviço de transporte coletivo de Itabira após o fim das restrições causadas pela pandemia do coronavírus, já foram acrescentados 231 novos horários no quadro das linhas de ônibus, citando como exemplos as linhas “São Cristóvão”, Circular e Chapada, que passaram a ter mais horários nos finais de semana;
* Foi informado também que a linha do bairro Conceição já teve alguns horários acrescentados e estão sendo avaliados novos ajustes – da mesma forma, a linha da comunidade Candidópolis terá novos horários a serem acrescentados nos próximos meses;
* No bairro Água Fresca está programada para as próximas semanas a colocação de placas que estacionamento de veículos somente de um lado da Rua Salmonete, uma vez que essa alteração é necessária para viabilizar a passagem de ônibus no local;
* O presidente da Associação do Bairro Água Fresca solicitou que seja feita alguma fiscalização de motoqueiros que têm perturbado a comunidade local com muito barulho e manobras arriscadas, principalmente nos novos bairros próximos ao bairro Água Fresca – ele solicitou também que sejam instalados redutores de velocidade em algumas vias do bairro;
* Questionado sobre a possibilidade de utilização de micro-ônibus em algumas linhas, Estevam afirmou que o uso de micro-ônibus gera uma dificuldade devido à lotação dos veículos, principalmente em bairros mais distantes do Centro que passam por outros bairros “intermediários” e os moradores do bairro “final” da linha têm dificuldade de serem atendidos;
* A representante da comunidade rural do Ribeirão São José de Cima disse que não há nenhuma linha de ônibus que atenda sua comunidade atualmente e solicitou que seja viabilizado algum atendimento, pelo menos em alguns horários;
* O representante da comunidade do Barro Branco questionou o funcionamento de alguns ônibus sem cobrador e foi respondido que “isso só ocorre em horários ‘fora do pico’ e em linhas com menor movimento”;
* Questionado sobre a regularização dos serviços de taxi, mototaxi e motofrete o representante da Transita afirmou que já há projetos elaborados para atender essa demanda e eles devem ser enviados (ou reenviados) em breve para a Câmara Municipal de Itabira;
* Houve também questionamentos sobre o respeito (ou desrespeito) aos espaços reservados aos pedestres, como: alguns motoqueiros não respeitam as definições de “mão” e “contra-mão” em vários locais (exemplo: Rua Bebé Magalhães, trecho que liga a Rua José Grisolia à Rua Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Pará); alguns motoqueiros e cliclistas insistem em transitar nas passarelas (região do Bairro Praia) ou usam as passagens elevadas de pedestres como “retorno”, passando até mesmo sobre os canteiros centrais de avenidas (avenidas Mauro Ribeiro, João Pinheiro e outras);
* Francisco Carlos Silva, representante da comunidade no Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, lembrou a necessidade de aumentar o número de veículos (ônibus) em uso no sistema de transporte coletivo para dar conta de todas as demandas das comunidades urbanas e rurais de Itabira;
* Os representantes da Transita completaram ainda várias informações em respostas a outras perguntas dos líderes comunitários presentes à reunião, como: “novas linhas precisam ser criadas para atender os bairros que estão sendo criados na cidade”, “os órgãos municipais estão usando diversas ferramentas (inclusive com uso de novas tecnologias) e atualmente é possível acompanhar melhor o sistema e agilizar a fiscalização e a implantação de mudanças”, “o contrato atual da empresa ‘Transportes Cisne’ se encerrará em 2023 e um novo processo de concorrência já está sendo preparado, mesmo havendo a possibilidade de renovação do contrato da empresa”, “a empresa Arcadis está fazendo uma consultoria sobre as melhorias necessárias nos próximos anos e levantando informações para os futuros contratos”;
* A presidente da Interassociação comentou que “os cobradores precisam sem mais atentos e auxiliar melhor os motoristas, principalmente quando os ônibus ficam muito cheios”;
* Ao final foram informados o telefone 3839-2406 e o e-mail [email protected] através dos quais qualquer cidadão pode fazer contato direto com o setor de transporte público de Itabira para obter informações e/ou fazer sugestões e reclamações sobre os serviços deste setor.
Vários outros assuntos foram tratados na reunião e em breve traremos ao conhecimento de todos… Até breve!