Escola Municipal Cicinha Moura foi a primeira a receber internet gratuita de banda larga.
As escolas municipais Professora Cicinha Moura Simon, Centro Educacional de João Monlevade, Cônego José Higino de Freitas, Germin Loureiro, Governador Israel Pinheiro (Emip), Monteiro Lobato e Promorar serão beneficiadas com o fornecimento gratuito de internet pelo Instituto Escolas Conectadas. A informação é da articuladora municipal do programa Educação Conectada da Prefeitura de João Monlevade, Sônia Maria Frade Almeida. Ela esclarece que apesar dessas escolas já contarem com internet e infraestrutura para uso pedagógico por meio do Programa da Inovação Educação Conectada (PIEC), a doação do fornecimento gratuito vai ampliar o acesso com práticas pedagógicas inovadoras, uso de recursos e equipamentos conectados, proporcionando o desenvolvimento da cultura digital.
A articuladora explica que a cidade foi escolhida pelo Instituto que já atende outras 75 escolas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Roraima e Espírito Santo. “A doação do fornecimento gratuito de internet veio por intermédio do Instituto, que informou o interesse do provedor Vero em beneficiar as escolas municipais da cidade”, disse.
Nas salas de aula de todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), assim como na Escola Cicinha Moura, a internet já se faz presente no processo educacional de aprendizagem desde o início das aulas presenciais em outubro de 2021. Para a diretora da escola, Débora Martins, ela é uma ferramenta necessária para potencializar a percepção das crianças. “Muitas delas aprendem com a imagem e existem diversos recursos pedagógicos que os professores levam para as salas de aula da escola”, destaca.
A professora Rosilene Alves Oliveira concorda com a diretora. “Com boa internet, os alunos aprendem em sala de aula com vídeos educativos”, disse.
Instituto – O Instituto Escolas Conectadas é uma Organização Não Governamental (ONG) que tem como objetivo a promoção da educação, inovação e cultura, por meio da universalização do acesso à banda larga, visando a inclusão digital e contribuir com a educação local. A organização conta com mais de 39 mil alunos distribuídos pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Roraima e Espírito Santo.