O Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais (PROGEA) formou, nesta sexta-feira (2/11), mais de 150 alunos do 4º ano do ensino fundamental I de escolas da rede municipal de ensino de São Gonçalo do Rio Abaixo. Participaram do programa estudantes da Escola Municipal Manoel Gonçalves Moreira, Escola Municipal de Pacas, Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos e Escola Municipal de Tempo Integral de Vargem Alegre.
O evento foi aberto com a apresentação dos hinos do Brasil e do município pelo coral da Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos e contou com a presença de representantes da Polícia Militar da 12ª Cia de Meio Ambiente, autoridades municipais, diretores e professores participantes do programa.
Representando o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), o vice, Leandro Amora destacou os investimentos e gestão da Educação no município. “Para nós a educação é um projeto de vida de longo prazo. O Programa de Educação Ambiental oferecido pela Polícia Militar de Meio Ambiente por meio da Secretaria Municipal de Educação é mais uma iniciativa nesse sentido. Tenho a imensa satisfação em fazer parte desta manhã e parabenizo aos formandos pela dedicação, pelo empenho e pelo esforço”, disse.
O PROGEA busca estimular os alunos do 4º ano do ensino fundamental a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais que visam contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontra inserido; fomentar o processo de mobilização social visando o estabelecimento de uma rede social local para a minimização ou solução dos problemas ambientais detectados no ambiente escolar e promover a compreensão entre o ambiente rural e urbano e a sua inter-relação, focando a utilização responsável dos recursos naturais e artificiais.