Seleção Brasileira fez primeiro tempo exemplar, marcou quatro vezes em 30 minutos e controlou partida para confirmar vaga nas quartas de final.
Pela oitava vez seguida, a Seleção Brasileira está nas quartas de final da Copa do Mundo. A última eliminação nas oitavas aconteceu em 1990, para a Argentina. Mas nesta segunda-feira (5/12), contra uma surpreendente Coreia do Sul – que deixou para trás o Uruguai no grupo H, prevaleceu o talento e superioridade técnica dos brasileiros.
Com um primeiro tempo avassalador, o Brasil goleou os sul-coreanos por 4 a 1 no 974 Stadium, e carimbou mais uma vaga nas quartas de final. O adversário será a Croácia, na sexta-feira (9/12), às 12h (de Brasília).
O Jogo
A partir de então, com menos pressão, os brasileiros se soltaram, e os gols saíram com naturalidade. Aos 12′, Neymar ampliou de pênalti. Aos 28′, Marquinhos e Thiago Silva fizeram grande jogada na intermediária e serviram a Richarlison para marcar; e aos 35′, Lucas Paquetá fez mais um para dar andamento ao “show de futebol” aplicado pelo Brasil.
Os sul-coreanos até chegaram ao ataque, e exigiram grande defesa do goleiro Alisson, mas em apenas uma oportunidade. O Brasil, mesmo com os quatro gols, ainda perdeu algumas outras oportunidades no 1º tempo.
Com placar já muito elástico, a dinâmica da segunda etapa foi mais contida. Naturalmente, o Brasil manteve a posse de bola, mas era mais comedido para controlar o meio campo, enquanto a Coreia do Sul parece ter “sentido o golpe” dos quatro gols sofridos em 30 minutos do primeiro tempo.
Fato curioso é que Tite promoveu a estreia do goleiro Weverton nos minutos finais. A substituição fez com que todos os convocados para a Copa do Mundo entrassem em campo ao menos uma vez.
Brasil 4×1 Coreia do Sul
Brasil: Alisson (Weverton); Éder Militão (Dani Alves), Marquinhos, Thiago Silva, Danilo (Bremer); Casemiro, Lucas Paquetá, Neymar (Rodrygo); Raphinha, Vinicius Jr (Gabriel Martinelli), Richarlison. Técnico: Tite.
Gols: Vinicius Jr (6′ 1T), Neymar (12′ 1T), Richarlison (28′ 1T) e Lucas Paquetá (35′ 1T) para o Brasil; Paik Seung-Ho (30′ 2T) para a Coreia do Sul
Cartões Amarelos: Jung Woo-Young (Coreia do Sul)
Cartões Vermelhos: —
Motivo: Oitavas de final da Copa do Mundo do Catar
Data e hora: segunda-feira, 5 de dezembro, às 16h (de Brasília)
Local: 974 Stadium
Arbitragem: Clement Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)