Confronto válido pelas oitavas de final foi o primeiro desta edição do Mundial a ser decidido nas penalidades.
Foi com emoção. Na primeira disputa de pênaltis desta edição do Mundial, a Croácia venceu o Japão por 4 a 1 nas penalidades e está nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. A partida foi disputada no início da tarde desta segunda-feira (5/12), no Al Janoub Stadium.
Na disputa de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Livakovic, que defendeu três cobranças e colocou os croatas em situação confortável. A batida decisiva foi de Pasalic, que mandou para o fundo das redes e garantiu a classificação dos europeus, atuais vice-campeões do mundo.
Agora, a Croácia espera o vencedor de Brasil e Coreia do Sul, que se enfrentam a partir das 16h (de Brasília) desta segunda-feira (5/12).
Vice-campeões na Copa do Mundo da Rússia, os croatas ainda não desencantaram em termos de atuação nos campos do Catar. Até aqui, são três empates – Marrocos, Bélgica e Japão – e uma vitória sobre o Canadá nesta edição do torneio.
O jogo
Nos minutos finais do primeiro tempo, após jogada ensaiada de escanteio curto, o atacante Maeda mandou para o fundo das redes e abriu o placar para os japoneses, que foram para os vestiários vencendo o jogo por 1 a 0.
Com a igualdade no placar, os dois times ainda tiveram boas chances, mas esbarraram nas boas atuações dos dois goleiros, que foram cruciais para levar o jogo para a prorrogação.
Quando foi confirmada a disputa da Copa do Mundo no Catar, o desgaste físico por conta do calor foi um dos vários motivos de reclamação. O ritmo da partida na prorrogação mostra que as queixas fazem sentido, sobretudo nos 30 minutos adicionais.
Sem gols, a decisão pela vaga nas quartas de final da Copa do Mundo ficou para a disputa de pênaltis. Batedor da Croácia, Modric foi substituído pelo treinador Zlatko Dalic e não participou das cobranças.