“Contra a doença, prevenção. Contra o preconceito, informação”, diz a mensagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A tradicional campanha de combate à AIDS e doenças sexualmente transmissíveis, que em 2022 chega durante a inédita disputa de uma Copa do Mundo em dezembro, mobiliza a rede SUS em Itabira com orientações e reforço à conscientização popular.
“Contra a doença, prevenção. Contra o preconceito, informação”, diz a mensagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “O dezembro vermelho é momento de fortalecer a luta contra as doenças, mas o combate deve ser diário, com prevenção e conscientização de todos”, alerta a superintendente de Atenção Secundaria da SMS, Débora Camilo Alvarenga.
Ela esclarece que o SUS em Itabira segue rigorosamente todas as ações preventivas e de tratamento que fazem o Brasil ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas (Onu) como referência mundial no controle da pandemia da AIDS.
“Temos estrutura e multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais) para acolhimento das pessoas soropositivas e com outras doenças sexualmente transmissíveis. Na policlínica o atendimento e o teste são sigilosos e todas as nossas unidades também podem fazer testagem”, explica Débora Camilo. A distribuição de preservativos é gratuita em toda a rede, assim como os medicamentos. Usuários de drogas e profissionais do sexo também recebem preservativos sigilosamente na policlínica.