A França confirmou este sábado (10) a condição de forte candidata ao título. Num duelo equilibrado do início ao apito final, os franceses venceram a Inglaterra por 2 a 1 e garantiram presença na semifinal da Copa do Mundo do Catar. Tchouaméni e Giroud fizeram os gols da França. Harry Kane, de pênalti, marcou o único dos ingleses.
A equipe comandada por Didier Deschamps vai disputar as semifinais com Marrocos, que despachou Portugal com uma vitória por 1 a 0 na outra partida deste sábado (10).
Intensidade do princípio ao fim
A França começou o jogo impondo maior ritmo. Logo aos 11 minutos, Dembélé escapou pela direita e cruzou para Giroud, que cabeceou para defesa de Pickford.
A pressão francesa surtiu efeito seis minutos depois, e com um golaço de Tchouaméni. O volante recebeu passe de Griezmann e bateu cruzado, de fora da área, sem chances para Pickford.
Em vantagem no marcador, a França segurou o jogo e procurou explorar o contra-ataque com Mbappé, que não repetia o bom desempenho de outras partidas.
A primeira grande chance da Inglaterra saiu aos 28 minutos do primeiro tempo, com a referência do do seu sistema ofensivo: Kane recebeu de Rice na entrada da área e, livre de marcação, chutou forte para incrível defesa de Lloris.
Antes do fim da etapa inicial, a França quase ampliou. Aos 40 minutos, Mbappé recebeu de Hernández e bateu de primeira, por cima do gol de Pickford.
Pênaltis e emoção
Em desvantagem no marcador, a Inglaterra começou o segundo tempo no campo de ataque e teve duas chances claras de gol logo nos minutos iniciais. Aos 3 minutos, Bellingham aproveitou uma bola rebatida da defesa francesa e bateu de primeira, obrigando Lloris a espalmar por cima do gol.
Dois minutos depois uma nova chance clara: Maguire escorou de cabeça um escanteio de Foden, e após bate e rebate Lloris ficou com a bola.
A forte pressão surtiu efeito, e a Inglaterra chegou ao empate antes dos 10 minutos. Saka recebeu de Bellingham na área e foi derrubado por Tchouaméni. O brasileiro Wilton Pereira Sampaio marcou o pênalti, que Harry Kane bateu a meia-altura, no canto direito, sem chance para Lloris.
Giroud decide
A Inglaterra sentiu o bom momento e continuou a pressionar, mas foi a França que voltou a ficar em vantagem no marcador. Aos 32 minutos, Dembélé aproveitou cruzamento da esquerda e escorou de cabeça para Giroud, que chutou para grande defesa de Pickford, que mandou para a linha de fundo.
Mas no lance seguinte os franceses não pedoaram. Hernández abriu na esquerda para Griezmann, que cruzou para Giroud testar para o fundo do gol. A bola ainda resvalou em Maguire, antes de morrer no canto direito do gol de Pickford.
Os ingleses ainda tiveram uma grande chance de empatar a partida. Aos 37 minutos, após revisão no monitor do VAR, Wilton Pereira Sampaio apontou pênalti de Hernández em Mount, mas Harry Kane exagerou na força e mandou a cobrança para fora.
A Inglaterra sentiu e ainda tentou buscar o empate, mas parou na marcação francesa, que se confirmou entre as quatro melhores seleção do planeta.
A França enfrenta nas semifinais a surpeendente seleção de Marrocos. O jogo acontece na próxima quarta-feira, a partid das 16h (de Brasília).
Ficha técnica:
Inglaterra: Pickford; Walker, Stones (Grealish, aos 45m 2T), Maguire e Shaw; Rice, Henderson (Mount, aos 34m 2T) e Bellingham; Saka (Sterling, aos 34m 2T), Foden (Rashford, aos 40m 2T) e Kane.
Técnico: Gareth Southgate
França: Lloris; Koundé, Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni, Rabiot e Griezmann; Dembélé (Coman, aos 34m 2T), Mbappé e Giroud.
Técnico: Didier Deschamps
Gols: Tchouameni, aos 17 minutos do 1° tempo; Kane (pênalti), aos 9 minutos do 2° tempo, e Giroud, aos 33 minutos do 2° tempo
Fonte: Rádio Itatiaia