A final da Copa Eduardo Maluf foi encerrada na tarde deste domingo (11/12). Com uma excelente presença de público, inclusive com torcidas, e jogos empolgantes, as duas finais (Máster e Principal) deixaram os torcedores satisfeitos.
Pela categoria Máster, o Santa Maria venceu o River por 2×1 e pela Principal, o Campestre venceu o Bela Vista em 1×0.
O calor já na parte da manhã dava a ideia de como seria a temperatura durante os jogos e não foi diferente. Sob um calor acima dos 29 graus, os quatro times fizeram um espetáculo à parte. Diversas autoridades estiveram presentes no evento.
Um dos primeiros a falar durante a premiação dos campeões foi o Presidente do Valerio Esporte Clube e anfitrião das partidas, João Mário de Brito: “Foi justo o Valério sediar a final da competição, afinal, Eduardo Maluf além de atleta do VEC, foi presidente do nosso Clube.
Parabéns a Lifa pela ideia, parabéns a todos pelo campeonato”. Outro que também falou sobre a competição foi o prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo Santos: “O investimento que o prefeito Marco Antônio Lage faz no esporte, em parceria com o Ricardo, presidente da Liga, é valoroso. O esporte faz bem às nossas crianças e jovens, em especial, tirando-os das drogas. Estão no caminho certo”.
Já o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, disse que era um domingo de alegria, celebrando o Futebol Amador de Itabira: “Sempre gostei de futebol, ainda jogo e gostei muito do nível técnico das partidas. Quero para o ano que vem colaborar para um campeonato ainda mais vigoroso, buscando outros patrocinadores, além da Prefeitura. Porque não o campeonato feminino ou outras categorias? Queremos que o Futebol Amador seja o melhor do Brasil. Pra que isso aconteça precisamos dos atletas, dos clubes, das comissões técnicas e comunidades engajadas com o esporte. Itabira vive de novo por meio do esporte. Isso é muito bom”, disse o prefeito. Ricardo de Freitas, presidente da Lifa, acrescentou que foi uma grande satisfação presidir uma instituição como a Lifa e ter uma final tão perfeita como essa: “Uma decisão inédita, com Bela Vista e Campestre e a nossa “cidade alta” dando um show.
Uma disputa realizada com desportistas de alto nível. Apesar de alguns tropeços, normais durante o campeonato, avalio, baseado nos depoimentos dos dirigentes, que foi um excelente campeonato e sim, com tranquilidade, o maior da história de Itabira. Com a queda da pandemia pudemos realizar a Copa Luiz Miranda (2021), O Campeonato Sub-20, o Distrital, que não era realizado há mais de 30 anos, além do Máster e do Principal. Ano que vem queremos fazer mais e melhor”, concluiu Ricardo de Freitas.
Benefícios
Os clubes que disputaram o Master e Principal receberam três jogos completos de uniformes e cinco bolas de futebol. Uma empresa foi responsável pela higienização dos vestiários e marcação (linhas) dos campos de futebol. Insumos para lavagem dos uniformes foram entregues, já que a Lifa não possui lavanderia. Por meio de parceria com a Prefeitura, os campos receberam areia, adubação e irrigação, revitalizando o gramado e possibilitando a realização dos jogos.
Arrecadação
A Lifa e o Valério realizaram uma Ação Solidária incentivando o público a doar leite e/ou alimentos. Ao final foram arrecadados 280 litros de leite e 17 quilos de alimentos variados que foram doados à Associação São Vicente de Paula e a Apae de Itabira.
Premiação
Além dos troféus aos clubes campeões e vices, foram premiados com troféus o artilheiro da categoria Máster, Cristian Breno (Santa Maria – 6 gols), e o melhor goleiro Wagner Guerra (River). Já pela Principal, receberam os troféus, como artilheiro, Leonardo Ferreira, (Grêmio – 9 gols) e o melhor goleiro, Gabriel Lellys (Bela Vista). Todos os jogadores da grande final receberam medalhas.
Fonte: Ascom-LIFA