O evento marcou a despedida da atual Presidente Maria Raimunda. Solange Souza assume em 2023.
A Apae de Itabira realizou na tarde desta quinta-feira, (15/12) um encontro entre famílias de usuários, apoiadores, diretores, funcionários e poder público. A ação teve por objetivo apresentar as ações da instituição nos últimos três anos, já que a presidente Maria Raimunda Lacerda Sobrinho, entrega o cargo de presidente dia 10 de janeiro. Eleita em 2016 e reeleita em 2019, ela cumpriu dois mandatos – 2017 a 2019 e 2020 a 2022. “Em 2020, no início do meu segundo mandato, começou a pandemia que pegou a todos de surpresa. Diversos planos e projetos tiveram de ser suspensos e cancelados. Infelizmente, com o desemprego de várias pessoas, as arrecadações das doações tiveram uma queda preocupante. Porém, o trabalho iniciado em 2018 de conscientização da população da importância da Apae e o aumento substancial das doações, principalmente em dinheiro, conseguimos atravessar aquele momento tão difícil”, disse a presidente.
Presente ao evento, Marconi Coura, presidente do Rotary Clube de Itabira destacou: “Estar aqui na Apae é sempre emocionante. Ver o trabalho deste povo tão lindo é de encher os olhos. O Rotary se sente orgulhoso em ser parceiro”. O prefeito Marco Antônio Lage foi representado pelo Secretário de Governo, Bernardo Rosa: “A prefeitura é parceira da Apae. O prefeito Marco Antônio Lage está sempre atento às necessidades das instituições beneficentes e a Apae não é diferente. Instituições que cuidam de pessoas merecem um cuidado diferenciado e elas têm sempre destaque em nossas pautas. Estou aqui para trazer a certeza que a continuidade da parceria com a Apae vai continuar firme”.
Solange Souza, atual Secretária e presidente eleita também comentou: Hoje, ainda com resquícios dos momentos ruins da pandemia, conseguimos fechar com superávit o caixa da instituição. Provando assim, que uma gestão séria e compromissada com o financeiro, pessoal e público, tem suas vitórias. Quero continuar o trabalho que estamos fazendo e tenho esperança de crescermos ainda mais, já que a pandemia amenizou e poderemos discutir com entidades públicas e privadas meios de manter a instituição funcionando tão bem”. Ela citou algumas ações: reforma e funcionamento da piscina térmica, revitalização do playground, reforma da casa de adaptação, reforma dos banheiros, pintura da instituição, troca das janelas, reforma da lavanderia e passadoria, dentre outras ações.
Estiveram presentes Ellen Sena, representando o vereador Rodrigo Diguerê e Denise Fênix, representando a Secretária Municipal de Educação, Laura de Souza Silva. Os parceiros Max Instituto, idealizador da Corrida Rara, representado por Max Cota e Nivea Cruz, da empresa Barbosa Mello, também estiveram no evento e parabenizaram pelo momento feliz da instituição. A empresa Aterpa, que recentemente contratou 25 usuários da Apae, também foi lembrada, dentre outras empresas que colaboram com o movimento Apaeano.
A Apae de Itabira
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabira é uma instituição filantrópica, reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal. Presta serviços ao deficiente intelectual e múltiplo, promovendo e articulando ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família. Realiza ações direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa deficiente e a construção de uma sociedade justa e solidária. Sobrevive com rendas de doações diversas efetuadas por pessoas físicas e jurídicas, além de convênios firmados com a Prefeitura de Itabira, Governo Estadual e Governo Federal. Informações e doações: 3834-0101.