O benefício dá 50% de desconto sobre as tarifas e o consumo mensal de imóveis residenciais. A família deve ser inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira beneficiou quase três mil famílias com a Tarifa Social em 2022. O programa concede desconto de 50% no pagamento das faturas de água e esgoto e tem como objetivo a inclusão social, favorecendo famílias em situação de vulnerabilidade com a aplicação de uma tarifa diferenciada.
“A Tarifa Social é um importante programa que proporciona mais saúde e dignidade na vida de 2.894 itabiranos por meio do saneamento básico. O benefício possibilita que as famílias de baixa renda, com cadastros residenciais, paguem tarifas reduzidas para ter acesso à água e destinação apropriada de seus esgotos. Nosso objetivo é fazer com que todos tenham acesso à água e esgoto tratados”, declarou a diretora presidente do Saae, Karina Rocha Lobo.
As quase três mil famílias atendidas com a tarifa diferenciada correspondem a aproximadamente 10% do público total atendido pelo Saae.
Cadastro
Para aderir ao programa, o usuário deve preencher aos seguintes requisitos: ter economia obrigatoriamente classificada como residencial; possuir renda familiar per capita não superior a um salário mínimo; ser inscrito no Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico); além de não possuir débitos com o Saae de Itabira.
Feito isso, o consumidor deve comparecer no Posto de Atendimento do Saae (Travessa Gonzaguinha, nº 21, Esplanada da Estação) para realizar o cadastramento, levando os seguintes documentos: folha de resumo do Cadastro Único com o código familiar e número do NIS; documento oficial de identificação; comprovante de endereço; e fatura recente de água e/ou esgoto.
O funcionamento do Posto de Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30h às 16h30. Após a análise, caso a documentação esteja regular, o Saae concederá o desconto na próxima conta.