O Paço Municipal Juscelino Kubitschek foi construído em 1984 e demanda correções estruturais, elétricas, hidráulicas e de acessibilidade.
Para garantir a segurança de munícipes e servidores, a sede da Prefeitura de Itabira será reformada a partir de janeiro de 2023. A decisão pela restauração foi tomada pela gestão atual, por meio da Secretaria de Administração, mediante laudos técnicos, emitidos pela empresa contratada MGE Projetos de Engenharia, que comprovam a existência de transtornos como infiltrações, panes elétricas e iminentes riscos de incêndio. De acordo com os documentos, a reforma é necessária para garantir a integridade física das pessoas e a preservação de bens patrimoniais.
O Paço Municipal Juscelino Kubitschek, atual sede da Prefeitura Municipal de Itabira, foi construído em 1984 e nunca passou por uma reforma tão ampla. Serão realizadas melhorias e correções na parte elétrica e estrutural, conforme projeto de reforma feito pela Secretaria Municipal de Obras. A licitação da obra será em janeiro. A reforma faz parte do Plano de Metas “Itabira Agora”.
Antes das obras, no entanto, será necessária a transferência provisória das secretarias para local alugado. Após pesquisas em imóveis próprios edificados e aqueles ofertados no mercado imobiliário de Itabira, a área que melhor se adequa às necessidades pertence à UniFuncesi, por meio da locação de parte do prédio do Areão, Areinho e prédio vermelho. A mudança será gradativa, por andares.
Para o secretário de Administração, Gabriel Quintão, a reforma do Paço Municipal representa a preservação da integridade física dos servidores e dos cidadãos, que diariamente necessitam dos serviços da Prefeitura. “Recebemos todos os dias um público flutuante de mais de mil pessoas, considerando servidores e cidadãos. A obra é um desafio muito grande, que envolve uma logística complexa. Foram seis meses de planejamento até aqui, tanto é que a mudança acontece paralelamente à licitação. Devido às condições de urgência, não tem mais como adiar essa reforma”, destacou o secretário.
O secretário de Administração falou à imprensa nesta quinta-feira (29), quando mostrou imagens de pontos críticos do prédio e deu detalhes do laudo técnico que baliza a decisão. Gabriel Quintão ainda afirmou que foi uma preocupação durante a execução do planejamento que o cidadão não seja prejudicado com a prestação de serviço.
Com a transferência provisória da sede da Prefeitura para a UniFuncesi, alguns serviços serão disponibilizados em locais diferentes. A Ouvidoria Municipal, Guichê da Superintendência de Tributação e Diretoria de Protocolo e Atendimento serão transferidos do Paço Municipal para o prédio anexo, ao lado da sede da Prefeitura, onde está localizada a Secretaria Municipal de Assistência Social. Para dúvidas e mais informações a Ouvidoria Geral está disponível pelo telefone (31) 3839-2150, que também funciona como WhatsApp.
Confira detalhes:
– Quais os serviços saem do prédio?
Térreo:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano: aprovação de projetos, solicitações de corte e poda de árvores, emissão de alvarás, etc. Superintendência de Serviços Gerais
1º Andar
Secretaria Municipal de Fazenda: todos os serviços relacionados aos tributos municipais, incluindo emissão de CND’s, parcelamento de dívidas tributárias, cujos serviços serão transferidos para o prédio anexo (Guichê da tributação), ressaltando que podem ser solicitados via web ou telefone.
SMA/Diretoria de Protocolo e Atendimento: todos os requerimentos dos cidadãos que gerem processos (solicitações de informações, cópias de processos, solicitações de alvarás, pedidos de prescrição de dívidas, ITBI, IPTU, etc), que serão transferidos para o prédio anexo, ressaltando que estes podem ser solicitados e/ou acompanhados via web ou telefone
2º Andar
Toda a Secretaria Municipal de Administração, incluindo a Coordenadoria de Contratos e Superintendência de Materiais, com atendimento in loco de fornecedores; Superintendência de Recursos Humanos, Diretoria de Benefícios, Superintendência de Pessoal, com atendimento aos servidores, ressaltando que estes podem ser solicitados e/ou acompanhados via web ou telefone.
3º andar
Gabinete do Prefeito, Gabinete do Vice- Prefeito, Secretaria Municipal de Governo, Coordenadoria de Comunicação Social, Procuradoria-Geral e Secretaria Municipal de Auditoria Interna e Controladoria.