Oportunidade é para compor o ‘Circuito Blocos – Carnaval Fora de Época’ e ‘Circuito Carnaval de Rua’.
Para estimular e incentivar o carnaval popular em Itabira, a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), publicou o edital de convocação para os blocos da cidade que desejam participar do pré-carnaval da folia de 2023 e também para associações e produtores desenvolverem a festa de carnaval em bairros da cidade. O documento tem como objetivo credenciar propostas artísticas culturais para os projetos “Circuito Blocos – Carnaval Fora de Época” e “Circuito Carnaval de Rua”. As inscrições gratuitas podem ser feitas até 13 de janeiro pelo site www.fccda.com.br
Podem participar tanto pessoas físicas maiores de 18 anos, moradoras de Itabira, quanto pessoas jurídicas. A festa acontecerá entre os dias 10/02 e 21/02, seguindo as especificidades de cada modalidade.
O credenciamento não implica o direito à contratação. Serão avaliados currículos e portfólios, viabilidade e qualidade da proposta, além da capacidade de mobilização do bloco, considerando as necessidades da programação cultural, bem como, a disponibilidade financeira e orçamentária da FCCDA.
“Circuito Blocos – Carnaval Fora de Época
Os blocos serão contratados e serão os responsáveis por abrilhantar a festa durante o pré-carnaval na cidade, que acontecerá de 10 a 12 de fevereiro. A fundação dará aporte financeiro aos blocos para a execução dos projetos com infraestrutura completa, criando um circuito carnavalesco na cidade.
“Circuito Carnaval de Rua”
Associações de bairro e produtores de eventos locais poderão apresentar novos projetos de carnaval de rua e, se contemplados, terão um aporte financeiro para produzir o evento. De acordo com o superintendente da FCCDA, o objetivo dos projetos é incentivar produtores e associações comunitárias a fazerem atividades de carnaval nos bairros e firmar o pré-carnaval da cidade como o melhor da região. “Estamos buscando alinhar a tradição do pré e do Carnaval de Itabira numa visão macro que possa estender a proposta tradicional com elementos que fortaleçam a indústria cultural gerando emprego e renda. Além disso é importante que possamos fomentar e trazer em Itabira recortes do que há de melhor do Carnaval mineiro para Itabira”, destacou Marcos Alcântara.
Ainda, Marcos Alcântara afirma que “os blocos terão investimentos financeiros e serão destaque na programação do Carnaval itabirano. “Queremos manter a tradição do carnaval tradicional dos bairros ampliando as possibilidades de locais na cidade” conclui.
Dúvidas ou mais informações poderão ser esclarecidas na sede da FCCDA, de segunda a sexta-feira, 8h às 12h e de 14h às 18h, ou pelo telefone 3835-2102.