Comunidades ribeirinhas estão sob alerta quanto ao risco de inundação em Coronel Fabriciano, na região do Rio Doce, em Minas Gerais. De acordo com a Defesa Civil do município, o volume de água no rio Piracicaba atingiu a marca de 6,68 metros, ultrapassando a cota de inundação, que é de 6,20 metros. A tendência é de que o volume de água continue a subir já que a previsão do tempo indica a possibilidade de chuva durante todo o domingo (8).
Desde a última sexta-feira (30), Coronel Fabriciano está em situação de emergência devido às chuvas. O município entrou para a lista da Defesa Civil Estadual devido aos estragos causados pelo temporal do dia 30 de dezembro. Do dia 5 de janeiro até o final deste domingo (8), a tendência é de que a cidade registre 250 mm de chuva.
Por causa do temporal que atingiu a cidade durante a madrugada, algumas ruas amanheceram inundadas. Moradores que moram em áreas de encostas e também às margens do rio Piracicaba e do ribeirão Caladão estão sendo orientados quanto aos riscos de deslizamentos e inundação. A orientação é de que, diante de qualquer sinal de perigo, eles possam deixar suas residências.
Com o objetivo de auxiliar esses moradores, a prefeitura disponibilizou um caminhão de mudanças. Também já está em funcionamento um ponto de apoio e abrigo. O local conta com alimentação, água, colchões e demais serviços voltados aos moradores. O abrigo está localizado na Escola Municipal Boa Vista, na Rua Ephren Macedo,616, no Bairro Santa Helena.
Fonte: O Tempo