A Prefeitura de João Monlevade, com a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), promove a revisão do Plano Diretor do município. Todo o trabalho, que conta com participação popular, teve a sua primeira fase realizada no ano passado, quando ocorreu a aprovação da metodologia pelo Conselho Municipal, Comissão Especial e Técnica. Agora, a revisão do documento entra na fase de oficinas temáticas. A primeira delas, realizada nessa quarta-feira (11/01), com o tema Drenagem Urbana. O engenheiro civil e mestre em Engenharia das Construções, Thomas Miranda Guzella Oliveira, foi quem conduziu os trabalhos.
Durante a oficina, o engenheiro apresentou a conceituação de drenagem urbana, que tem como intuito minimizar os riscos de inundação e prejuízos aos moradores da cidade. Ele também pontuou algumas estratégias que utilizam elementos naturais como características topográficas e de vegetação para drenagem e tratamento de águas pluviais com intervenções de baixo impacto e integradas com a natureza. “Não é necessário um grande volume de obra na drenagem urbana. Ações de baixo custo conseguem melhorar substancialmente o sistema”, falou.
O presidente da Comissão de Revisão do Plano Diretor, Thiago Henrique dos Santos, frisou sobre a importância da participação popular nas oficinas temáticas. “Os olhares e reflexões serão de suma importância para análise do que podemos fazer para o futuro de nossa cidade. São informações fundamentais para instrumentalizarmos em políticas públicas”, reforçou.
O ex-secretário de Fazenda na gestão 2001-2007, o empresário Delci Couto, que participou da oficina também ponderou sobre a participação popular nas temáticas. “O Plano Diretor é o futuro da cidade. É fundamental a participação de todos para sabermos a cidade que temos e a que queremos. Parabéns à secretaria de Planejamento pela iniciativa, pois sem a revisão do Plano não podemos fazer nada”, destacou.
O vice-prefeito e secretário da Seplan, Fabrício Lopes (Avante) foi enfático ao afirmar a necessidade da discussão do Plano Diretor. Segundo ele, é preciso a junção de várias ideias, sugestões e apontamentos para a construção do documento. “Temos que encontrar o melhor método para que a gente possa colocar a cidade no patamar que ela merece, com muita modernidade e respeito às leis. Queremos uma cidade inclusiva em toda sua extensão. Para o município, a revisão do Plano Diretor é de extrema importância. Por isso, estamos aqui para aprender e discutirmos juntos” pontuou.
Já o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), ponderou que o objetivo da revisão do Plano Diretor é adaptar o documento à uma nova realidade, criando condições para o desenvolvimento harmônico dos espaços urbanos, buscando assim elevar a qualidade de vida da população. “Conto com a participação de toda comunidade para direcionarmos a cidade que queremos. Estamos juntos nesta luta”, finalizou.
Mais oficinas temáticas
Além da oficina sobre Drenagem Urbana, estão previstas para as próximas semanas mais dois encontros temáticos. Um no dia 18 sobre Transporte Público e Mobilidade Urbana e o outro previsto para 25 de janeiro, com o tema Cidades Inteligentes e Desenvolvimento Sustentável.
Site
O site da Revisão do Plano Diretor já está no ar. Todo cidadão monlevadense pode acessar o portal e contribuir com sugestões. No endereço virtual também é possível obter informações sobre o atual Plano Diretor, o cronograma da revisão e toda metodologia usada para os trabalhos. Para outras informações, acesse: https://portais.pmjm.mg.gov.br/planodiretor.