Iniciativa é uma das prioridades da atual administração na Assistência Social.
A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, irá inaugurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Central. A solenidade de inauguração acontece no próximo dia 30 de janeiro, às 16h e o serviço funcionará na rua Armando Batista, nº 153, no bairro Rosário, próximo ao antigo Campo do Flamengo.
Considerado a porta de entrada da Assistência Social, o CRAS atua no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e entre seus principais serviços ofertados estão o acompanhamento familiar, os Grupos de Convivência, os Benefícios Eventuais, como o Cartão Cesta Cidadã, Auxílio Natalidade, Auxílio Funeral, Passe Livre para Idosos e Pessoas com Deficiência, Encaminhamento para confecção de Documentação Civil, a atuação da equipe do CAD/Único (Bolsa Família), entre outros, sendo que os critérios para o acesso aos benefícios são definidos por lei e as famílias são atendidas conforme a área de abrangência.
Além da nova sede, João Monlevade conta com outra unidade do CRAS no bairro Novo Cruzeiro. O atendimento ao público no CRAS Central será de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, a efetivação do CRAS Central é um marco na Política da Proteção Social Básica que terá como abrangência aproximadamente 40 bairros. “As conferências municipais de Assistência Social, bem como as conferências municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente têm pautado a oportunidade de efetivação do CRAS Central há mais de dez anos. Ele é uma conquista da Política de Assistência Social através da Lei do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implantada em agosto de 2022”, destacou Marinete.