O primeiro protocolo de intenções para instalação de empresa na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi assinado nesta semana. A FertMinas, especializada em aditivos para fertilizantes, anunciou investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões, com geração estimada de cem empregos diretos na região.
O anúncio foi feito na última quarta-feira (18/01), durante apresentação do andamento do projeto ZPE para representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Receita Federal do Brasil (RFB) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Assinaram o protocolo a Prefeitura de Uberaba, a Companhia Administrativa da Zona de Processamento de Uberaba (Cazpe) e a empresa.
A visita dos representantes do MDCI e RFB teve como objetivo verificar o andamento das obras da ZPE, tanto da primeira etapa quanto a execução da segunda. Esta é, segundo a secretária executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Ana Carolina Meneghetti Peres, uma fase exigida da fiscalização e monitoramento.