Entre os dias 2 e 8 de fevereiro, é celebrada a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pelo Governo Federal em 2019. Durante todo ano de 2023, a Prefeitura de Itabira levará para as escolas do município o programa Conectando para Prevenir. Com o tema “Não Pule Etapas”, o programa busca disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, ação que inspirou o programa na cidade.
Desde o ano passado, a equipe técnica da Superintendência de Ações em Saúde e o projeto Conexão Jovem – em parceria com os alunos do internato rural de medicina da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) – estão visitando as escolas municipais com palestras e rodas de conversas. Foram visitadas as escolas Antônio Camilo Alvim no Barreiro, Marina Bragança no Santa Marta e José Gomes Vieira no Santa Ruth.
Adolescência primeiro, gravidez depois
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gravidez na adolescência é aquela que ocorre entre os 10 e 20 anos de idade. Apontada como uma gestação de alto risco por causa das preocupações que traz à jovem mãe e ao recém-nascido, a gravidez precoce pode acarretar muitos problemas sociais e biológicos. Os riscos são tanto para a jovem mãe quanto para o bebê. Entre eles destaca-se o duplo anabolismo – competição biológica entre mãe e o feto pelos mesmos nutrientes.