Evento enfatizou importância da Educação para o presente e futuro do município.
Itabira continuará pagando aos profissionais da Educação o Piso Nacional do Magistério, garantiu hoje (1º/02) o prefeito Marco Antônio Lage. O anúncio foi feito durante a abertura do Seminário de Abertura do Ano Escolar de 2023. A notícia foi comemorada pelos profissionais que lotaram o teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
“Afeto, inclusão e aprendizagens” é o lema da Educação Municipal no ano que se inicia. Entre apresentações artísticas, palestras e outras atividades, os profissionais ouviram a secretária Laura Souza e o prefeito Marco Antônio Lage. O chefe do Executivo anunciou que já estão em trâmite os procedimentos necessários para atualização do valor atualmente pago à categoria.
Mais do que a remuneração, Marco Antônio também enfatizou que a melhoria da Educação passa diretamente por investimentos em reforma das escolas, uniforme para as crianças, merenda de qualidade, transporte escolar e a inclusão de robótica no ensino público.
“A Educação para nós é esperança. Eu falo muito da sustentabilidade da nossa cidade, mas ela jamais vai acontecer sem um grande investimento em Educação. O professor também precisa ser valorizado e o meu compromisso aqui é que sou favorável ao pagamento do piso nacional do magistério e estamos trabalhando para que isso aconteça”, garantiu o prefeito.
Atualmente, Itabira já paga acima do piso proporcional aos professores da Rede Municipal. Isso porque os profissionais têm uma jornada de 30 horas semanais, abaixo das 40 horas estabelecida pela Lei Federal.
Para a secretária de Educação, Laura Souza, o ano de 2023 será inesquecível com toda a mudança proposta pela pasta no contexto pedagógico e educacional. Além disso, ela afirmou que a educação irá trabalhar a afetividade e a inclusão com foco na aprendizagem. “A escola é um espaço para o aluno progredir, e para isso ele precisa de todas as oportunidades e nós precisamos sanar as dificuldades”, refletiu a secretária.
A palestra “Educação transforma: uma experiência exitosa”, com o professor Sebastião Mendes de Oliveira foi outro ponto alto do evento. O ministrante mostrou por meio de experiências de vida como o ensino pode mudar a realidade das pessoas.
O Seminário de Abertura do Ano Escolar de 2023 continua nesta quarta-feira (2/02), com uma programação especial para receber assistentes administrativos, cozinheiras, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e artífices de obra.
1 comentário
O que queremos saber é se a PMI vai pagar o piso integral para uma jornada de 30 horas semanais. O proporcional é lei nacional, nem precisa dizer que vai pagar.
A outra questão é se estes valores serão colocados no novo plano de cargos e carreiras.
Esperamos que o governo venha a público e deixe esta questão clara. Pois o discurso do prefeito e a matéria não enfatizam a questão.