De um lado, Vagner Mancini, que está em sua segunda passagem pelo América, e busca sua primeira conquista de troféu pelo clube Alviverde. Do outro, Paulo Pezzolano, uruguaio que assumiu o comando do Cruzeiro, e já sentiu o gosto de ser campeão em solo brasileiro. Neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, os dois ficarão frente a frente pela primeira vez no futebol brasileiro, na terceira rodada do Campeonato Mineiro.
Com pouco mais de um ano no Brasil, Paulo Pezzolano tem apenas um jogo no currículo contra o América. O confronto aconteceu no Estadual do ano passado e o placar não foi nada favorável ao Cruzeiro, que perdeu por 2 a 0. À época, o Coelho era treinado por Marquinhos Santos, que foi sucedido por Mancini já com o Campeonato Brasileiro da Série A em andamento.
Por ter retornado em abril do ano passado, Mancini não enfrentou Pezzolano, já que América e Cruzeiro estavam em divisões diferentes do futebol nacional. Como privilegiou à Copa Libertadores de 2022, o América acabou não se classificando às finais do Mineiro, o que também inviabilizou novo confronto com a Raposa.
Sabendo da importância desse jogo, o primeiro grande teste na temporada — entre duas equipes de Série A –, Pezzolano falou sobre o clássico.
“É bom jogar com o América, com equipe de Série A, para nos medir, para ver como estamos como equipe, como estamos individualmente, isso que nos faz crescer. Então, para mim, é muito bom isso”, comentou o treinador celeste.
Mancini, que tem um passado cruzeirense — foi o treinador do 6 a 1 em cima do Atlético, em 2011 –, projeta esse duelo com a equipe de Pezzolano.
“Quando você joga um clássico você tem que se preparar de uma forma diferente. O Cruzeiro é um grande adversário do América, e a gente vai montar uma estratégia mais perto da eficiência, mais perto daquilo que o treinador pensa”, disse o comandante americano.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA X CRUZEIRO
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data e horário: 4 de fevereiro de 2023, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Skettino
Assistentes: Magno Arantes Lira e Fernanda Nandrea Gomes
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
AMÉRICA – Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana, Danilo Avelar e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez; Mateus Gonçalves, Felipe Azevedo e Aloísio. Técnico: Vagner Mancini
CRUZEIRO – Rafael Cabral; Wesley Gasolina, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Bilu; Neto Moura, Ian Lucas e Ramiro; Nikão, Bruno Rodrigues e Wesley. Técnica: Paulo Pezzolano
*Da Redação Itatiaia