Mais de 5 mil pessoas morreram e milhares estão feridas em decorrência dos terremotos que atingiram a Turquia e a Síria, conforme números divulgados por agências internacionais. Entretanto, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de mortos e feridos pode ser oito vezes maior.
A oficial sênior de emergência da OMS para a Europa, Catherine Smallwood afirmou: “infelizmente, sempre vemos a mesma coisa com os terremotos: os números iniciais de pessoas feridas ou mortas vão aumentar significativamente na semana seguinte”.
O presidente anunciou ainda que abrirá hotéis nas regiões afetadas para abrigar pessoas que ficaram sem casa. Além disso, disse que 70 países ofereceram ajuda para encontrar sobreviventes nos escombros.
Um dos tremores, de magnitude 7,8, atingiu área perto da cidade de Gaziantep, às 4h17 de segunda, no horário local. Esse foi o pior terremoto desde 1939 na região, muito propensa ao fenômeno.
O segundo terremoto, de 7,5 de magnitude, foi registrado perto da cidade de Kahramanmaras, às 13h30 de segunda, também considerando o horário da região.
De acordo com agências internacionais, mais de 70 réplicas já foram sentidas após os fenômenos, até a manhã de terça.