Moradores do bairro Gabiroba receberão um reforço importante na saúde pública. Além das unidades básicas de saúde (UBS) Gabiroba de Cima I, Gabiroba de Cima II e Gabiroba de Baixo, agora o local contará com mais uma UBS. A ordem de serviço que autoriza o início das obras foi assinada nesta quarta-feira (8) pelo prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage. A execução será da construtora Ápice Ltda.
De acordo com a coordenadora de Gestão em Saúde de Itabira, Fabiana Marques Machado Lima, a nova UBS será mais moderna e contará com quatro equipes especializadas em atendimento em saúde. A unidade será a maior da cidade, com previsão de término no mês de agosto e investimentos de R$ 3,7 milhões.
Geraldo Martins da Fonseca, líder comunitário do bairro e integrante do Conselho Municipal de Saúde, participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço e comemorou a conquista da UBS. “Ver o início dessas obras, que há anos a comunidade vem reivindicando, é muito gratificante. Vai melhorar a qualidade de vida dos moradores que tanto necessitam”, destacou.
O prefeito Marco Antônio Lage reforçou o compromisso da Prefeitura com o fortalecimento da rede primária e secundária da saúde pública municipal, principalmente. “Essa obra demonstra mais uma vez o foco da nossa gestão em garantir a dignidade e cidadania aos itabiranos. Essa UBS vai atender cerca de 60% da população do Gabiroba, que é o bairro mais populoso e tão importante para a cidade”, disse.
A nova UBS ficará ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Ivone Citi, inaugurada no ano passado. Junto com o Cmei e a UBS, o local será referência no atendimento à comunidade já que também acolherá a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), já em fase de licitação.