O número de mortos no terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira (6) já ultrapassa a marca de 17 mil. Conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (9) pelo governo dos países, 63 mil feridos foram contabilizados.
As equipes de resgate trabalham hoje na busca por vítimas nos escombros de prédios colapsados.
De acordo com dados oficiais, a Turquia já soma 14.014 mortos, e a Síria, 3.162, considerando tanto as áreas sob controle do regime de Bashar al-Assad quanto as zonas rebeldes.
Com isso, o total de vítimas confirmadas no abalo sísmico de magnitude 7.8 na escala Richter é de 17.176 até o momento.
Equipes de socorro de dezenas de países participam das buscas, que já ultrapassaram o prazo de 72 horas dentro do qual é mais provável encontrar sobreviventes nos escombros.
Minas
Seis militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foram escolhidos para compor a equipe que será enviada à Turquia para prestar ajuda humanitária às vítimas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os militares possuem experiência de socorro a vítimas e localização de corpos, como ocorreu nas tragédias de rompimentos de barragens em Mariana e em Brumadinho. E também em desastres internacionais como os de Moçambique, na África, e Haiti, na América Central.
“Os profissionais serão transportados pela aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, embarcam na operação de assistência humanitária 42 pessoas, inclusive 34 especialistas bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, mais pessoal médico e de defesa civil”, afirmou o órgão.
*Por Portal Hoje em Dia