A ação de controle ético populacional de cães e gatos do município teve início nesta segunda-feira (13) e segue até a sexta-feira (17) para animais cadastrados em dezembro do ano passado.
A quinta etapa do mutirão de castração promovido pela Prefeitura de Itabira começou nesta segunda-feira (13/02) e segue até a sexta-feira (17/02), no Espaço Multiuso Etelvino Avelar. Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende castrar 410 cães e gatos, cadastrado em dezembro do ano passado.
No entanto, de acordo com o diretor de Controle de Zoonoses, Gustavo Cardoso Pinho, mesmo cadastrados e selecionados, muitos donos deixam de levar seus animais para o procedimento. “Precisamos da adesão da população. Pedimos para aqueles que fizeram a inscrição e foram selecionados para que não faltem. Qualquer dúvida, podem entrar em contato com a Diretoria de Zoonoses para a gente tentar encaixar a castração em outro horário. Isso é fundamental para que alcancemos o número ideal de castração no ano e, a longo prazo, reduzir a população canina e felina de rua. Lembramos também que aqueles que foram selecionados e não vierem, estão tirando a oportunidade de outros animais serem castrados”, declarou.
O prefeito de Itabira em exercício, Marco Antônio Gomes, esteve no local pela manhã para acompanhar a ação. Ele elogiou a estrutura e qualidade no atendimento. “Este é um evento importante para Itabira. Estive dentro do castramóvel e posso afirmar: é muito bem equipado, limpo e higiênico. É uma equipe qualificada e que tem muito carinho com o animal. A preocupação com o animal de rua é um movimento que está presente em todas as regiões. Temos cerca de 2.500 animais de rua em todo o município e a única forma de reduzir este número é pela castração”, disse o prefeito em exercício.
A enfermeira Maria Thereza Moreira Mendes é tutora de seis gatos. Nesta segunda-feira (13/02) ela levou dois deles para castrar. Ela já havia passado pela experiência anteriormente. “Esta é a segunda vez que uso esse serviço. Gosta do cuidado da equipe com o bicho e de como é feita a medicação. Quando os remédios utilizados são de ação prolongada, não temos que medicar ‘os meninos’ em casa, então eles ficam muito bem. A recuperação é muito rápida. E a equipe é super-carinhosa com nossos bichos. Além disso, o procedimento é muito rápido”.
Sobre a importância da castração, Maria Thereza Moreira deixou um alerta: “Precisamos controlar a população de animais. Todo mundo tem que ter seu pet, mas tem que ter responsabilidade. O gato, por exemplo, é um animal que sai muito de casa e tem uma fecundidade maior que cachorro. Eles estando dentro de casa, com cuidados, é uma coisa; na rua oferecem risco para todo mundo, inclusive para eles mesmos. Por isso é importante trazer esse serviço para Itabira. Outra coisa: a castração custa caro e muita gente não tem acesso. Esse serviço gratuito oferece acesso a muita gente, principalmente àquelas pessoas que têm o hábito de resgatar animais de rua para cuidar”, finalizou Maria Thereza.
Mutirão de castração
A castração é um procedimento cirúrgico, feito com anestesia geral, para impedir que animais se reproduzam sem controle. O procedimento também traz inúmeros benefícios para a saúde do animal e é um serviço de esterilização oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Itabira.
Desde o início do programa, em janeiro de 2021, já foram castrados 1.271 cães e gatos. Já a meta para esta semana é a esterilização de 410 animais. O castramóvel tem capacidade para realizar de 120 a 150 cirurgias por dia.