A Liga Itabirana de Futebol Amador – LIFA, promove encontro com os dirigentes dos clubes de futebol amador nesta terça-feira (14/02), em sua sede no Mercado Municipal, às 17:30 horas.
O encontro tem por objetivo realizar o primeiro balanço do Campeonato Itabirano de Futebol Amador, encerrado no fim de 2022, no estádio Israel Pinheiro (Estádio do Valério) e realizar a entrega de diversos materiais de limpeza aos representantes dos clubes que participaram do campeonato.
Os materiais de limpeza são para higienização dos uniformes dos atletas e que, de acordo com o presidente Ricardo de Freitas, sofreram atraso na entrega: “Não há notícia na história da Liga, sobre um benefício deste porte aos clubes. A limpeza dos uniformes dos atletas gera um custo alto aos clubes, afinal, são sempre no mínimo 33 blusas, calções e meias que necessitam serem lavados, a cada jogo, muitas vezes sujos de barro. Reconhecemos o atraso na entrega, mas trâmites burocráticos sempre são empecilhos para este tipo de ação”.
O presidente destacou a boa vontade da prefeitura, em especial da secretária municipal, Natália Lacerda, em resolver a questão: “Todo o processo de repasse financeiro da prefeitura à Liga para ajudar no custeio do Campeonato, sofre intensas fiscalizações; há um trâmite intenso de documentos por departamentos responsáveis por convênio, financeiro, jurídico e prestação de contas. Como iniciamos o campeonato “em cima da hora”, nem tudo saiu em seu devido tempo, mas o que importa é que vamos entregar e com certeza aliviar o caixa dos clubes. Os clubes poderão usar todo o material para limpeza de seus uniformes nos jogos que eles irão disputar, já que irão se preparar para os campeonatos que a Lifa irá promover neste ano.
Amador 2023
Questionado sobre o campeonato deste ano, Ricardo informou que já está sendo planilhada a competição, inclusive um torneio “cinquentão” que deverá levar o nome de Harcy Lage, pai do atual prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage. “Como foi anunciado, teremos em breve um encontro com o Prefeito e a Secretária para iniciarmos as discussões”.