A Prefeitura de Itabira reafirmou, nesta terça-feira (14/02), a membros do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais (Sintsepmi) seu compromisso com o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem tão logo houver a autorização federal, inclusive com a resolução da suspensão imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A Prefeitura reitera sua postura de diálogo permanente com todas as categorias e de valorização do servidor, como já vem ocorrendo desde o início da atual gestão. O pagamento do piso a enfermeiros, técnicos e auxiliares já é algo pacificado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no entanto, o ente público pode apenas atuar com base no princípio da legalidade, o que ainda não se configura devido aos impedimentos impostos por outras esferas.
Por fim, cabe ressaltar que qualquer ação grevista, ainda que com origem em um movimento nacional, causará impactos em um serviço essencial e constitucional, que é a garantia à saúde. Toda manifestação precisa estar em conformidade com os parâmetros legais.
A Prefeitura de Itabira segue a disposição da categoria para demais esclarecimentos e mantém sua postura de diálogo franco e transparência em suas ações.