O Comitê tem o objetivo de fortalecer as ações estratégicas de vigilância de desastres naturais no município.
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), assinou na última terça-feira (14/02) o decreto 40/2023 que institui o Comitê Operacional de Emergência Geral Municipal (COE Geral JM), que tem como objetivo fortalecer as ações estratégicas de vigilância de desastres naturais e organizar a atuação dos setores que o compõem. A assinatura do decreto foi realizada no auditório Leonardo Diniz, sede do Executivo.
O chefe do Executivo explica que as fortes chuvas que assolaram a cidade nos últimos meses causaram diversos danos para a comunidade como alagamentos, deslizamentos e enchentes que desabrigaram e desalojaram famílias. “Esse assunto é de extrema relevância para o município. O Comitê nos auxiliará na tomada de decisões e respostas rápidas para os atingidos”, disse Dr. Laércio.
O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), destacou a importância do COE para a tomada de decisões. “Queremos que as organizações da sociedade civil e demais grupos estejam em interação com o governo para que possamos deliberar juntos”, reforçou.
O Comitê terá encontros periódicos com os setores envolvidos para execução do plano em situação de desastre. Dessa forma, serão definidas ações de emergência, atenção, vigilância em saúde e de comunicação, necessárias para garantir respostas em curto, médio e longo prazos.
Além da Prefeitura de João Monlevade, por meio de suas secretarias, o Comitê conta com representantes da Defesa Civil Municipal, Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara Municipal e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Presenças – Durante do encontro, estiveram no local representantes da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – Comando do Posto Avançado de São Gonçalo do Rio Abaixo, bem como secretários municipais. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, Fernando Linhares (União Brasil), os vereadores Revetrie Silva Teixeira (MDB) e o líder do governo na Câmara, Belmar Diniz (PT).