A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo instituiu a Guarda Civil Municipal. A Lei 2.248, que institui propriamente a Guarda já é realidade. O Plano de Cargos e Salários, Lei Complementar nº 2253 foi aprovado pela Câmara de Vereadores na última semana. E, em breve, a prefeitura realizará concurso para o preenchimento dos cargos de Comandante da Guarda, Corregedor da Guarda e Guarda Civil Municipal, somando 32 vagas.
Os cargos da Guarda Civil Municipal dependerão da aprovação em concurso público de provas e/ou provas e títulos, realizados em três fases distintas e eliminatórias.
A primeira fase será provas e/ou provas e títulos; 2ª fase; aferição da sanidade física e mental, através de exames de saúde e psicotécnicos, segundo padrões utilizados na seleção de pessoal de entidades similares ou congêneres e a 3ª fase: frequência e aproveitamento em curso intensivo de formação, treinamento e capacitação física para o exercício do cargo, ministrado por entidade conveniada e segundo as normas desta. Os salários iniciais variam entre R$ 2.500,00 a R$ 3.183,47.
Entre as atribuições dos cargos estão: atuar, preventiva e permanentemente, no território do município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais, dentro das suas atribuições em especial de forma integrada com os órgãos de segurança pública.