De virada, o América venceu o Tombense por 3 a 1 na tarde deste sábado (4), no Independência. Na partida válida pela oitava e última rodada do Campeonato Mineiro, Wellington Paulista saiu do banco de reservas no segundo tempo para marcar os dois primeiros gols do time comandado por Vagner Mancini. Na reestreia pelo clube, Everaldo ampliou o placar aos 31 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Coelho encara o Cruzeiro na semifinal do Estadual. Por ter tido melhor campanha na primeira fase do torneio, o alviverde será mandante no segundo jogo e avança para a decisão em caso de dois empates ou derrota e vitória pela mesma diferença de gols.
Apesar do bom primeiro tempo e chances de gol criadas, o América não conseguiu furar a defesa adversária e foi para os vestiários com o empate por 0 a 0. Logo aos dois minutos da segunda etapa, o Tombense abriu o placar com Marcelinho, aproveitando falha de Matheus Cavichioli.
Perdendo o jogo, o técnico Vagner Mancini promoveu mudanças e colocou o artilheiro Wellington Paulista em campo. Com pouco tempo, o centroavante empatou o confronto. Logo depois, aproveitando cruzamento do convocado Arthur, ele conseguiu a virada.
Fazendo a reestreia pelo América após longa negociação, Everaldo também balançou as redes.
Dia histórico para o América:
A partida contra o Tombense foi a milésima do Coelho no Independência, que se tornou a casa do clube a partir de 1989. O Colho tem 60% de aproveitamento no estádio e somou a 511ª vitória no Horto neste sábado (4).
Jogador de Seleção Brasileira:
Convocado pelo técnico Ramon Menezes nessa sexta-feira (4), Arthur foi escalado como titular por Vagner Mancini. O jovem teve boas participações ao longo da partida e foi fundamental na construção do triunfo. Ele foi o responsável pelo cruzamento para o segundo gol de Wellington Paulista.
Semifinal do Campeonato Mineiro:
Apesar da vitória sobre o Tombense, o América não alcançou a primeira colocação na classificação geral do Campeonato Mineiro, já que o Atlético venceu o Democrata-GV fora de casa. O bom resultado do Coelho ajudou diretamente o Cruzeiro, que não conseguiu vencer o Democrata-SL.
Agora, justamente o time celeste será o adversário do Coelho na semifinal do Campeonato Mineiro. Poe ter feito melhor campanha, o time comandado por Vagner Mancini será mandante no jogo de volta e joga por dois resultados iguais para avançar até a decisão.
América 3 x 1 Tombense
América: Matheus Cavichioli; Arthur, Iago Maidana, Éder (Danilo Avelar) e Marlon; Juninho, Alê (Lucas Kal) e Benítez; Matheusinho (Everaldo), Dadá Belmonte (Adyson) e Henrique Almeida (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini.
Tombense: Felipe Garcia; David, Wesley, Roger Carvalho e Manoel (Caíque); Matheus Trindade, Matheus Frizzo e Luiz Fernando (Janderson); Marcelinho (Emerson), Guilherme Santos (Daniel Amorim) e Kleyton (Alex Sando). Técnico: Marcelo Cabo.
Gols: Wellington Paulista (2), Everaldo / Marcelinho
Cartões amarelos: Matheus Frizzo, Kleiton, Matheus Trindade
Motivo: oitava rodada do Campeonato Mineiro
Data: sábado, 4 de abril de 2023
Horário: 16h30
Local: Estádio Independência
*Da Redação Itatiaia