O Atlético encerrou sua participação na primeira fase do Campeonato Mineiro com vitória fora de casa. Neste sábado (4), o Alvinegro derrotou o Democrata-GV por 3 a 0 no Estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares, e se consolidou como o dono da melhor campanha geral.
O Galo fechou a primeira fase do Estadual com 20 pontos em oito jogos.
Com isso, os comandados pelo técnico Eduardo Coudet terão vantagem nas semifinais e também nas finais do Estadual, do qual detém os últimos três títulos. O adversário na fase seguinte será o Athletic, de São João del-Rei.
Nos jogos contra o Athletic, o Galo terá a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. A Federação Mineira de Futebol deve confirmar as partidas nos dois próximos sábados (11 e 18/3).
Time alternativo
Por conta do duelo da próxima quarta-feira (8), contra o Millonarios-COL, pela terceira fase da Copa Libertadores, o técnico Eduardo Coudet poupou os titulares no duelo contra o Democrata-GV. Everson foi o único que iniciou entre os onze.
Primeira grande chance
Logo na primeira volta do ponteiro, quem teve a chance de gol que esquentou o duelo em Valadares foram os donos da casa. Porém, o chute passou à direita do arqueiro atleticano.
Gol anulado
Aos 21 minutos, Vargas balançou a rede, mas o árbitro invalidou a jogada, por um toque de mão de Nathan Silva na construção da jogada na pequena área da Pantera.
Anulou, mas valeu
Já aos 43 minutos da primeira etapa, Hyoran aproveitou cruzamento de Mariano, vindo da direita, fez golaço de cabeça, correu para o abraço, mas o bandeira assinalou impedimento.
Contudo, com uso do árbitro de vídeo, o tento atleticano foi validado no Mamudão, após quase cinco minutos de checagem: 1 a 0.
Ampliou na volta
Logo aos 9 minutos do segundo tempo, veio o gol do alívio. Em grande jogada ofensiva, Sasha recebeu da direita e precisou de um tapa sutil para deslocar o goleiro Glaycon: 2 a 0.
Virou goleada
Aos 18, foi a vez do chileno Eduardo Vargas aproveitar a oportunidade e deixar o dele. Assim como no tento de Sasha, a bola veio da direita, mas alta, e o chileno escorou de cabeça.
Na reta final do jogo, Coudet promoveu mudanças no ataque do Galo, com as entradas de Pedrinho, Ademir, Nathan e Hulk. A propósito, a entrada do artilheiro atleticano levou o público à loucura no Mamudão.
Democrata-GV 0 x 3 Atlético
Democrata-GV
Glaycon; Gabriel Marques, Rony, Mendonça (Bruninho), Douglas, Matheus Silva (Felipe Hereda), Mateuzinho (Luann), Nael, Leo Carioca, Brandão (Diego), Pablinho (Luiz Fernando). Técnico: Pablo Schardong
Atlético
Everson; Mariano, Nathan Silva, Réver e Rubens; Otávio, Igor Gomes (Nathan), Hyoran (Hulk) e Vargas; Pavón (Ademir) e Sasha (Pedrinho). Técnico: Eduardo Coudet.
Gols: Hyoran(43min1T), Eduardo Sasha (8min 2T), Vargas (17min 2T) (Atlético)
Cartões amarelos: Mendonça, Léo Carioca (Democrata-GV); Vargas, Eduardo Sasha (Atlético)
Cartão vermelho: Léo Carioca (Democrata-GV)
Motivo: Oitava rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: 4 de março de 2023, às 16h30
Local: Estádio Josà Mammoud Abbas, em Governador Valadares
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva
Assistentes: Magno Arantes Lira e Filipe Ramos de Santana
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães
*Da Redação Itatiaia