A Prefeitura de Itabira e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinaram, nesta sexta-feira (10/03), o contrato que garante o repasse do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). O recurso, na ordem de R$ 99 milhões, será usado exclusivamente para obras de infraestrutura.
O contrato foi assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage e pelo superintendente de Rede da Caixa do Nordeste de Minas, Rodrigo Gouveia. O vice-prefeito Marco Antônio Gomes e o superintendente executivo da Caixa de Governos do Nordeste de Minas, José Severino Queiroz Ribas, assinaram como testemunhas.
Além deles, representaram a Caixa na cerimônia: o gerente de Filia, Cléber Roberval Salvador; o superintende executivo de Varejo no Médio Piracicaba, Leonardo Rodrigues Mendes; os supervisores Gustavo Magalhães Furtunato e Gabriel Pereira; e o gerente-geral de Itabira, Wagner Andrade. Pela Prefeitura, participaram o procurador-geral Luiz Edson Bueno Guerra; o chefe de Gabinete, Hugo Gomes; o secretário de Governo, Bernardo Rosa; e os servidores Plínio Andrade e Cristina Oliveira.
Os recursos do Finisa só podem ser usados para os investimentos apontados na proposta entregue pela Prefeitura à Caixa. O dinheiro será usado para infraestrutura de vias urbanas e rurais; expansão e melhoria da iluminação pública; ampliação e construção de equipamentos e unidades esportivas e de lazer; e a remodelação e asfaltamento da estrada que interliga os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, cuja licitação foi publicada no início desta semana. O prazo para execução dos projetos é de 24 meses, com prazo de 120 meses para pagamento do financiamento, incluindo 24 meses de carência.
O prefeito Marco Antônio Lage explicou que os recursos do Finisa vão ajudar a administração municipal a acelerar os projetos estruturantes, ampliando a capilaridade das obras, especialmente nos bairros e áreas rurais com menos condições de infraestrutura.
Fonte: Ascom-PMI