A sobrevivência dos rios é uma preocupação das cidades e a administração de São Gonçalo do Rio Abaixo realiza ações efetivas em busca desse objetivo. Na noite de quinta-feira (23/03), na Capela do Senhor Bom Jesus, em Ponte Coronel ocorreu o Encontro de Capacitação das Famílias Rurais beneficiadas com o Programa P52 de Recomposição de Áreas de Preservação Permanente e Nascentes. A iniciativa da Rio Vivo, executado pelo CBH Rios Piracicaba e Doce, por meio da Saneamb Engenharia tem a participação efetiva da Prefeitura.
Cerca de 30 representantes de famílias rurais estiveram presentes e assinaram o termo de anuência para proteger suas nascentes mais vulneráveis. Para Francisco Marques da Silva, proprietário de terras com diversas nascentes já preservadas, os cuidados são fundamentais para garantir a qualidade da água e seus benefícios.
O projeto de proteção das nascentes levou em conta levantamentos já realizados que determinaram a necessidade de cercamento de 77 nascentes em 49 propriedades. A previsão é que sejam protegidas 46 nascentes da cidade até outubro de 2023.