O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) esclarece à população sobre o atendimento pediátrico na sua
unidade de Pronto Atendimento (PA) e reitera seu comprometimento, bem como de toda a sua equipe, na
assistência integral ao paciente.
Como é de conhecimento de todos, em janeiro, por falta de pediatra houve interrupção do atendimento aos
pacientes do PA. Sabendo da importância do serviço para a comunidade e com a desistência dos
profissionais do corpo clínico, o hospital contratou uma empresa terceirizada, desde o dia 6 de março de
2023, para assumir e manter o atendimento pediátrico, tanto no PA como na Unidade Materno Infantil. A
empresa ainda está em fase de adaptação e tem enfrentado dificuldades na captação do profissional para
compor a escala de atendimento. Problema esse vivido em todo o país.
O serviço de Pronto Atendimento é responsável por prestar assistência aos clientes da saúde suplementar
nos casos de urgência e emergência. A unidade conta com um pediatra 24h e realiza, em média, 33
atendimentos por dia, além da assistência aos partos e aos pacientes internados.
Importante destacar que a maior parte dos casos que chegam à unidade do PA poderiam ser atendidos em
nível ambulatorial, nos consultórios, mas não são, o que faz com que o tempo de espera para atendimento
no PA possa chegar a 4 horas em período de alta demanda, tempo esse estimado nos casos de atendimento
de classificação não urgente.
Ainda assim, todos os pacientes pediátricos são atendidos, graças a uma equipe preparada tecnicamente
para avaliar o quadro de saúde do paciente, conforme protocolo de classificação de risco, identificando os
casos em que a criança pode esperar ou encaminhando ao médico de plantão aquelas que necessitem de
atendimento imediato como ocorre, por exemplo, na síndrome respiratória aguda, trauma, convulsão ou
quando a criança corre risco real de morte.
Atualmente, mais de 95% das crianças que passam pelo Pronto Atendimento são classificadas na cor verde,
o que indica que podem esperar sem que haja risco para elas. Periodicamente, ou em caso de mudança do
estado do paciente, esse estado é reavaliado e reclassificado tendo seu tempo de espera sempre associado
à urgência e emergência.
O Hospital não nega assistência e, ao contrário, faz tudo o que esteja ao seu alcance para prestar um
atendimento de excelência, por entender que o seu maior propósito é defender a vida e cuidar das pessoas.
Portanto, segue exercendo o seu papel, ainda que a rede ambulatorial não absorva a demanda e dificulte
isso.
Também é fundamental que os pais e responsáveis fiquem atentos à criança, principalmente na chegada do
inverno em que sintomas respiratórios são mais frequentes e, sobretudo, mantenham a calma durante o
período de espera no PA até o atendimento para que a criança se sinta segura no ambiente hospitalar.
Dessa forma, todos vamos contribuir para a melhora do estado de saúde da criança.